Sexta, 28 Setembro 2018

Roda de conversa sobre suicídio na adolescência

Roda de conversa sobre suicídio na adolescência

Trabalhadoras, estagiárias e estagiário do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone estiveram reunidas em uma roda de conversa sobre a prevenção do suicídio na adolescência, na última segunda-feira, 24, na sede da organização. Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência dos casos de suicídio está concentrada em jovens na faixa etária de 15 a 29 anos.

Pessoas desse grupo integram as atividades de formação política sobre direitos humanos que o Cedeca Glória de Ivone desenvolve há 11 anos no Tocantins com crianças e adolescentes.

Mediada pela psicóloga Mariana Borges, o diálogo possibilitou o compartilhamento de angústias e dúvidas sobre o tema. Mariana esclareceu alguns mitos sobre o suicídio e reforçou a importância de ouvir as pessoas que estão em sofrimento sem julgamentos.

Ela também relembrou a fase de desenvolvimento em que estão os adolescentes e como durante este período é fundamental que essas pessoas se sintam pertencentes à grupos, como a família, a igreja, de esportes ou culturais, por exemplo.

“Na adolescência existe um processo de diferenciação do ambiente familiar e há um questionamento do sentimento de falta de pertencimento. Adolescentes precisam entender que pertencem a grupos sociais e é preciso ver o que é importante para essas pessoas, coisas que sejam prazerosas e tragam uma perspectiva de futuro”, explicou Mariana.

A psicóloga orientou que as pessoas devem procurar profissionais de saúde mental e que ao conversar com adolescentes sobre o suicídio deve-se adotar uma linguagem a partir das suas vivências.

Onde buscar ajuda?

Unidade Básica da Saúde

Centro de Atenção Psicossocial (Caps)

Centro de Valorização da Vida (CVV) https://www.cvv.org.br/