Quinta, 08 Novembro 2018

Manifesto em defesa das águas mobiliza opinião pública de Palmas

Ambientalistas, ativistas sociais e artistas se unem em defesa das nascentes de águas de Palmas em evento cultural denominado de Abraço ao Taquaruçu que pretende realizar um abraço simbólico à bacia do Taquaruçu, corpo hídrico formado pelos córregos, Taquarussuzinho, São Silvestre, Marmelada, Macacão e Taquaruçu Grandeque contribui com 70% do abastecimento de água potável de Palmas, e que segundo ambientalistas está ameaçado.

O responsável pela mobilização é um conjunto de entidades encabeçadas pela ONG ambiental Água Docee a Governança Turística de Taquaruçu (Goverta) que fizeramparceria com Conselho Indigenista Missionário (CIMI) emovimentos sociais.O abraço acontece neste sábado, 10,e conta com passeio ecológico, feira gastronômica e sarau cultural.

O evento, segundo seus organizadores, representa um abraço simbólico às nascentesque formam a bacia do Ribeiro Taquaruçu que carecem de proteção em função das fortes ameaças que vêm sofrendo com ocupações irregulares, resultado da crescente especulação imobiliária e avançoda monocultura que destrói as matas ciliares e contamina as águas com agrotóxicos.

“O abraço ao Taquaruçu representa o amor incondicional que temos pela mãe natureza que neste momento clama por cuidado, por preservação e respeito”, declara a professora Quelly, diretora da Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo que integra a comissão de organização do evento. A professora convida a todos para participar deste gesto de amor às fontes de água de Palmas que é também nosso patrimônio de belezas naturais.

Roteiro

O Abraço ao Taquaruçu acontece no dia 10 de novembro a partir das 13h com concentração no Célia’s Restaurante, em Taquaruçu Grande. Às 14h tem início o passeio ecológico abraço ao Taquaruçu, num percurso de 74 quilômetros em que dá uma volta completa na bacia do Ribeirão Taquaraçu, com paradas em pontos estratégicos como a Escola de Tempo Integral Fidêncio Bogo, margem do Ribeirão Taquaruçu, antigo Bar Natureza; entrada do Parque do Lajeado; local das primeiras nascentes do Ribeiro Taquaruçu; Mirante da Cachoeira da Roncadeira; Praça Tarcísio Machado (Distrito de Taquaruçu); Ponte do Ribeirão Taquaruçuzinho e retorno ao ponto de partida Célia’s Bar e Restaurante onde acontece o sarau regado à música, poesia e manifestações de apoio ao movimento.

Parceiros

O Abraço ao Taquaruçu é uma iniciativa da Associação Água Doce- Movimento de Proteção ao Taquaruçu em parceria com o Sebrae e Governança do Polo Turístico de Taquaruçu; Prefeitura de Palmas por meio Agência Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Palmas; Conselho Indigenista Missionário (GO/TO) e movimentos sociais, Rádio Comunitária Cantos da Artes e Rádio UFT FM, 96,9, TV Educacativa/RedeSat e Rádio 96 FM Tocantins.

Fonte: Ruy Bucar – Taquaruçu Grande