Terça, 28 Mai 2019

Anced repudia evento ‘Adoção Na Passarela’ realizado em Mato Grosso

A Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente repudiou o evento “Adoção Na Passarela”, realizado no dia 21 de maio, em Mato Grosso.

Em nota, a Anced/ Seção DCI Brasil se manifestou contrária a "qualquer prática que coloque crianças e adolescentes em condições de exposição, situação vexatória ou constrangedora, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente".

O texto destaca ainda a preocupação da Associação quanto ao "crescente movimento no país em promover por meio de ações simplistas e desconexas respostas a questões complexas".

Nota

A Associação Nacional dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – ANCED vem a público através dessa nota, REPUDIAR o evento “ADOÇÃO NA PASSARELA”, realizado no dia 21/05/2019 pela Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) em parceria com outras organizações do estado do Mato Grosso.

A Anced compreende que a defesa intransigente dos direitos da criança e do adolescente perpassa pela não compactuação e o repúdio de qualquer prática que coloquem crianças e adolescentes em condições de exposição, situação vexatória ou constrangedora, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O debate que o Brasil precisa fazer sobre o tema de crianças e adolescentes em acolhimento institucional e a destituição do poder familiar deverá ser antecedido pelas formas de como as crianças e adolescentes tem sido afastadas de suas famílias e a necessidade do cumprimento do rigoroso prazo legal de permanência na institucionalização e a forte estruturação da política pública para a reintegração familiar.

Afirmamos ser inaceitável a exposição de crianças e adolescentes, já vítimas da sociedade e do poder público, na ausência das políticas públicas no trabalho do fortalecimento de vínculos e promoção das famílias contra as desigualdades sociais. Apontamos nossa profunda preocupação com um crescente movimento no país em promover por meio de ações simplistas e desconexas, respostas a questões complexas, em especial na atual conjuntura política e econômica do Brasil.

Destacamos também o movimento do atual governo em desestruturar a política pública existente, colocando famílias em maiores condições de desigualdades, aumentando a pobreza.

Nesse sentido, convocamos todas as organizações, movimentos, redes e fóruns a repudiar toda e qualquer prática, que mesmo investida de boas intenções, descaracteriza o sistema nacional de proteção à infância e todas as políticas públicas pautadas no arcabouço legal.

Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – ANCED | Seção DCI Brasil
24 de maio de 2019