Quinta, 16 Abril 2020

Cedeca encontra alternativas de atuação durante a pandemia

Cedeca encontra alternativas de atuação durante a pandemia

AD: Arte visual em fundo amarelo, com imagens de computador e pessoa manuseando smartphone, “Trabalho Remoto” escrito em preto e em destaque.

O trabalho do Cedeca não parou na quarentena e mesmo em casa, desde o dia 16 de março, a equipe da organização se organiza para continuar lutando pelo direito de crianças e adolescentes.

A atividade remota está sendo conduzida por um Plano de Trabalho construído em conjunto, as reuniões semanais são realizadas online, e o atendimento ao público externo continua via email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Entre as preocupações nacionais e internacionais em meio a pandemia, está a possibilidade do aumento da violência à crianças e adolescentes devido à Covid-19, já indicada em nota Técnica da UNICEF.

No Tocantins, o Cedeca também está preocupado e tem atuado diretamente para exercer a proteção jurídico social de crianças e adolescentes em acolhimento e de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Além da sua atuação direta, a organização tem acompanhado de perto as medidas dos governos propondo ações para viabilizar a atuação diante do afastamento social, por meio do envio de ofícios e contribuições coletivas nos espaços de atuação, como o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedca, fomentando o funcionamento da Rede de Proteção à criança e a/ao adolescente, como os Conselhos Tutelares.

Outra frente de trabalho do Cedeca está sendo a divulgação de ações da comunidade no enfrentamento à pandemia e o planejamento de estratégias midiáticas de incentivo ao cuidado e a não violência nos canais de comunicação institucional.

Assim, as ações da organização pretendem defender tanto crianças e adolescentes, como também aqueles e aquelas que trabalham objetivando sua proteção.

Andamento dos projetos

Com cinco projetos em andamento e capacitações para conselheiros e conselheiras tutelares, mesmo que as atividades presenciais estejam impossibilitadas, criaram-se estratégias para tirar as ações do papel durante o período da pandemia.

Sou de Direitos

Voltado para a capacitação e proteção de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e suas famílias o projeto segue acompanhando, à distância, casos de adolescentes que necessitam de promoção a proteção jurídico social. Além disso, intenta-se criar materiais que potencializem essa proteção, bem como é trabalhado um informativo sobre o projeto.

As atividades culturais e de formação previstas estão temporariamente impossibilitadas, uma vez que os/as adolescentes e suas famílias não têm acesso a tecnologia que proporcionaria a capacitação à distância.

Projeto Escola Inéditos Viáveis

O curso implementado pelo projeto também foi adiado devido ao coronavírus, concentrando as práticas na elaboração de sua programação e metodologia. Estão sendo pensadas a elaboração de produtos de instrução a respeito dos direitos econômicos, sociais, políticos, culturais e ambientais de crianças e adolescentes.

Outros Projetos

As atividades dos projetos Mais Participação, Escuta Especializada e Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes e Mais Participação foram suspensas devido a pandemia.