Quinta, 07 Outubro 2021

Escola Inéditos Viáveis: Educar para transformar retoma as atividades

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone volta com as ações de formação do projeto Escola Inéditos Viáveis: Educar para transformar e para marcar o início das atividades, acontecerá a formação da 1º turma do minicurso online de Assessores/as Populares – Adolescentes, iniciando no dia 20 de outubro, das 15h às 17h, com transmissão na plataforma digital disponibilizada pelo Cedeca.

O minicurso vai atender adolescentes e visa conscientiza-los e fortalecer o protagonismo sobre seus direitos econômicos, sociais, políticos, culturais, ambientais, participação popular, proteção e prevenção de violências, Covid-19, saúde mental, afetividade, educação financeira, comunicação digital, dentre outros.  

As atividades são gratuitas e totalmente virtuais, abordando temáticas sobre direitos de crianças e adolescentes e educação financeira, temas de interesse apontados pelos/as próprios/as adolescentes.

As inscrições iniciam nesta quinta-feira (07) e encerram no dia 14 de outubro, podem ser feitas virtualmente, por meio do formulário online (clique aqui) e também pelo WhatsApp do Cedeca (63) 9 9932-2007. O/A interessado/a deve preencher corretamente a ficha de inscrição (clique aqui) e anexar o termo de autorização de uso de imagem (clique aqui). As vagas são limitadas e o resultado final vai ser divulgado no dia 16 de outubro, no site do Cedeca.

O Escola Inéditos Viáveis: Educar para transformar, é um projeto apoiado pela Misereor e tem o principal intuito proporcionar o respeito dos direitos econômicos, sociais, políticos culturais e ambientais de crianças e adolescentes no Tocantins, através de formações políticas, capacitações, seminários, acompanhamento de casos emblemáticos e outros. Realizado desde 2019, o projeto teve sua última atividade presencial no dia 18 de fevereiro de 2020. Por conta da pandemia provocada pelo novo coronavirus, as atividades presenciais foram impossibilitadas de acontecer, respeitando, assim, as medidas sanitárias e o distanciamento para conter o avanço do vírus. A 1º turma de minicurso online de Assessores/as Populares – Adolescentes marca o retorno das atividades formativas do projeto, e agora em formato online.

Programação da 1º turma do minicurso online de Assessores/as Populares – Adolescentes

20.10.21
Encontro online de formação política sobre direitos humanos de crianças e adolescentes.

22.10.21
Encontro online de formação política sobre o direito à participação de crianças e adolescente e o paradigma do cuidado.

27.10.21
Oficina on-line sóciopedagógico sobre EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA ADOLESCENTES E JOVENS.

29.10.21
Encontro on-line para construção do Plano de Incidência Política dos/as Assessores/as Populares – PIPA.

20.10 a 05.11.2021
Estudo dirigido do Guia de proteção de Crianças e Adolescentes contra Violências
Apoio político pedagógico por meio de grupo do WhatsApp.

01 a 05.11.21
Execução do PIPA