Segunda, 22 Novembro 2021

Cedeca articula seminários sobre educação popular

Começa no dia 25 de novembro o VII Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e lll Seminário de Educação Popular. O evento acontece de forma online com transmissão pelo Youtube no canal da Universidade Federal do Tocantins.

As atividades são alusivas ao centenário de Paulo Freire, vão abordar a temática “Educação popular e o enfrentamento das desigualdades sociais na contemporaneidade” e recebem palestrantes de várias localidades do país.

Para o Professor Doutor José Carlos da Silveira Freire, da Universidade Federal do Tocantins, o evento vai trazer vários ganhos para a sociedade. “Os seminários buscam refletir sobre a educação no contexto atual, principalmente educação popular. Esse evento irá trazer esclarecimentos sobre o papel da educação no contexto social, bem como nos ajudar a pensar a educação para além desse contexto pandêmico e também resgatar a importância e legado de Paulo Freire no contexto de ataque à ciência e à educação. Entendemos que o evento vai proporcionar maior esclarecimento e consciência social a respeito dos problemas que estamos vivendo no contexto contemporâneo”, afirma o professor.

Como programação os seminários vão apresentar mesa redonda com dois especialistas na temática de educação popular a partir do olhar de Paulo Freire, a Tenda de Experiências de Educação Popular com várias instituições e pessoas da sociedade civil que vão compartilhar suas práticas de educação popular e ainda os resultados de pesquisas do NEPED: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas – UFT, sobre a temática educação pobreza e desigualdade.

O Cedeca contribuiu para articular os parceiros e cronograma de atividades pois acredita nas linhas dos seminários e através da Escola Inéditos Viáveis vem reforçando a ideologia freiriana, potencializando a educação popular para a garantia de direitos humanos, em especial o de crianças e adolescentes. O Centro de Defesa vai participar de todo o evento, especialmente realizará a mística de abertura.

A inscrição está aberta, é gratuita e pode ser feita pelo formulário online (clique aqui) e tem como público alvo estudantes, professores e profissionais da educação básica e superior interessados na temática da Educação Popular e Desigualdades Sociais.

O VII Seminário de Pesquisa em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e lll Seminário de Educação Popular acontecem nos dias 25 e 26 de novembro, é uma iniciativa do Cedeca em parceria com a UFT, NEPED, Cátedra Paulo Freire, Unitins e Unicesumar. A transmissão do evento acontece por meio do canal do Youtube da UFT.