Quarta, 24 Novembro 2021

Aberta a inscrição para minicurso de educação não violenta

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone abre edital de inscrição para 2ª turma do Minicurso Online de Assessores/as Populares – Adultos: Educação não violenta de crianças e adolescentes (aqui). O minicurso inicia no dia 06 de dezembro e será realizado de forma virtual. A atividade faz parte do projeto Escola Inéditos Viáveis: Educar para transformar, apoiado pela Misereor. 

Depois do sucesso da 1º turma do Minicurso Online de Assessores/as Populares – Adolescentes, agora as atividades serão destinadas aos adultos. O minicurso tem como objetivo promover uma cultura de não violência, de paz e respeito às crianças e adolescentes, sobretudo quanto aos processos de educação promovidos pelos adultos em ambientes institucionais e não institucionais. Não fique de fora, participe dessa corrente da paz e não violência e contribua para a garantia dos direitos da criança e do adolescente do Tocantins!

A inscrição pode ser feita por meio do formulário online (aqui) ou por meio do WhatsAPP do Cedeca (63) 9 9932-2007 e segue até o dia 01 de dezembro. Podem participar pessoas com 18 anos ou mais, que tenham interesse na temática da educação não violenta de crianças e adolescentes. Em ambas plataformas de inscrição os interessados precisam preencher corretamente a Ficha de Inscrição (ANEXO I, disponível no edital) e concordar com o Termo de Autorização de Uso de Imagem (ANEXO II, disponível no edital).

Todos os encontros online da 2ª turma do minicurso acontecerão no período da tarde, das 17h às 18:30h, tendo carga horária total de 20 horas, distribuídas entre 6 horas de encontros em sala online, 6 horas de orientação e apoio político pedagógico pelo WhatsApp, 6 horas de estudo do material de apoio e 2 horas de intervenção do PIPA. Os participantes receberão certificado, mas para isso precisam ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) referente à carga horária total do curso.

Programação:

06/12/21
1º encontro online de formação política – Estatuto da Criança e do Adolescente

07/12/21
2º encontro online de formação política – Educação não violenta

08/12/21
3º encontro online de formação política – Educação não violenta

09/12/21
1º encontro online de formação política – Elaboração do Plano de Incidência Política dos/as assessores/as populares (PIPA)

06 a 09/12/2021
Estudo dirigido do Guia de proteção de Crianças e Adolescentes contra Violências

06 a 09/12/202
Apoio político pedagógico por meio de grupo do WhatsApp

10 e 13/12/2021
Execução do PIPA

Escola Inéditos Viáveis: Educar para transformar

O projeto tem objetivo de proporcionar o respeito dos direitos econômicos, sociais, políticos culturais e ambientais de crianças e adolescentes no Tocantins, através de formações políticas, capacitações, seminários, acompanhamento de casos emblemáticos e outros.
Com o apoio da Misereor e parceiros como UniCatólica, Associação Ação Social Jesus de Nazaré e Universidade Federal do Tocantins, o projeto acontece desde 2019 e pretende capacitar mais de 600 pessoas.