Projeto: Conecta Vozes

Local: 139 municípios do estado do Tocantins.

Período: 10/2021 a 02/2023

Objetivo geral:

Conectar o direito à comunicação e participação de crianças e adolescentes fortalecendo suas vozes e promovendo o exercício da cidadania.

Objetivos específicos:

Capacitar adolescentes sobre Direitos Humanos, Comunicação, Democracia, Direito à Participação, Protagonismo e produção e edição de vídeo e áudio; Apoiar adolescentes na produção de programas em vídeo e programas em podcast; Promover campanha sobre Direito à Participação de crianças e adolescentes em Políticas Públicas; Implantar uma Central Multimídia visando ampliar o acesso à tecnologia de comunidades no Tocantins.

Atividades:

1. Formação de adolescentes, na modalidade online, que será dividida em dois momentos: o primeiro sobre Direitos Humanos, Comunicação, Democracia, Direito a Participação e Protagonismo; e o segundo momento sobre a produção e edição de vídeo e áudio. No primeiro momento serão realizadas oito formações, de forma online, sendo dois encontros semanais, com duração de cerca de 1h por encontro. Com carga horária total de 8 horas. A parte técnica, de produção e edição de vídeo e produção e edição de áudio, será abordada em oito oficinas de cada temática, ministrada concomitantemente para grupos distintos devido as especificidades técnicas de cada formato, de forma online e durante um mês, com duração aproximada de 1h por encontro. Com carga horária total de 8 horas, por turma. Conforme detalhado na metodologia, antecede a formação online a seleção de adolescentes, a criação de um comitê, e a Rede de Comunicadores.

2. Produção de vídeos, podcasts e programas de rádio, que serão feitos com base na formação, nas realidades locais, e a partir dos olhares dos adolescentes. Os temas de cada programa serão definidos pela rede, sendo realizado um encontro de formação com equipe técnica, com duração aproximada de 1h. Serão realizados 12 programas. A veiculação do podcast acontecerá em mais de uma plataforma, como Spotify e Youtube e nas rádios comunitárias locais.

3. Realizar Campanha sobre Direito à Participação de crianças e adolescentes nas Políticas Públicas, que terá como objetivo fortalecer o Direito a Participação de crianças e adolescentes nos serviços, programas, projetos e orçamento público. A campanha será nas mídias sociais, anúncios em sites jornalísticos e jornais impressos locais, veiculação de spots em rádios e vídeos em mídias sociais e emissora de televisão, mediante apoio na veiculação. Terá abrangência estadual.

4. Implantação de uma Central Multimídia em uma comunidade tradicional ou territórios urbanos ou rurais, onde a central será equipada com seis computadores de mesa, Datashow, tela para projeção, câmera, tripé, microfone de lapela, um gravador 17 de 25 e caixas de som para uso interno. O contemplado será anunciado em uma cerimônia com transmissão online, considerando as medidas de proteção contra a covid-19, ao vivo no YouTube ou outros canais semelhantes e mídias sociais.

Apoio: Itaú Social, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Acompanhe as ações do Projeto:

Em vídeo e podcast adolescentes falam sobre direito à educação

Confira vídeo e podcast sobre racismo feito pela Rede de comunicadores

Adolescentes lançam vídeos e podcasts produzidos em projeto do Cedeca

Cedeca visibiliza vozes de adolescentes por meio de Spots

Cedeca desenvolve tirinhas de direito à participação de adolescentes

Cedeca anuncia comunidade selecionada para receber Central Multimídia

Cedeca lança campanha sobre direito de participação de adolescentes

Cedeca Lança de Rede de comunicadores/as neste sábado

Inscrições para Rede de Comunicadores/as é adiada

Cedeca continua selecionando adolescentes para o Conecta Vozes

Atividades do projeto Conecta Vozes são intensificadas

Prorrogada inscrição para estágio em comunicação