Quarta, 19 Janeiro 2022

Atividades do projeto Conecta Vozes são intensificadas

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca Glória de Ivone, retornando os trabalhos no mês de janeiro, após o recesso natalino, intensifica as atividades do projeto Conecta Vozes no ano de 2022.

O projeto que tem o objetivo de conectar o direito à comunicação e participação de crianças e adolescentes, fortalecendo suas vozes e promovendo o exercício de cidadania, tem o apoio do Itaú Social e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FIA de Palmas, iniciou as atividades em outubro de 2021.

O Conecta Vozes surge em um cenário no qual as tecnologias ganham espaços na sociedade, principalmente como forma de se comunicar, nesse contexto o projeto vai capacitar adolescentes sobre os direitos humanos, comunicação, democracia, direito à participação, protagonismo e produção de edição de vídeo e áudio.

As problemáticas que atingem o estado do Tocantins são inúmeras, sobretudo a violação de direitos infanto-juvenis, acrescentando o fato lamentável de crianças e adolescentes não terem o acesso ao direito à comunicação. Tal situação é uma problemática global, já que o relatório Situação Mundial da Infância em 2017, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, mostra o indicador de desigualdade no que se refere a falta de acesso à internet na infância e de como isso afeta a educação e entrada no mercado de trabalho, deixando claro a exclusão social e a igualdade de oportunidade para crianças e adolescentes, afastando ainda a participação política e a representatividade dessa esfera social nos meios de comunicação digitais.

Nessas circunstâncias o projeto irá realizar formações com temáticas, que pareiam os direitos humanos de crianças e adolescentes e comunicação, com 35 adolescentes para que os/as envolvidos/as tenham empoderamento e fortalecimento de suas vozes para o exercício da participação política e social e engajamento nas políticas públicas por meio da internet. Serão realizadas produções de programas de vídeos e programas de rádio e podcasts; Campanha sobre Direito à Participação de crianças e adolescentes nas Políticas Públicas, que terá abrangência estadual e envolverá os espaços midiáticos (rádio, web, TV e impresso) com a participação dos/as adolescentes e ainda será implementada uma Central Multimídia em uma comunidade tradicional ou territórios urbanos ou rurais, no qual a central será equipada com acessórios e ferramentas tecnológicas.

Um comitê, composto por três adolescentes e a coordenadora do projeto, será criado para contribuir na condução de todo o planejamento e a dinâmica das atividades de formação. Será disponibilizado ainda, bolsa auxílio para os/as 35 adolescentes selecionados/as por meio do edital de seleção, lançado na primeira campanha do projeto nesse mês de janeiro, destinada na divulgação e na inscrição dos/das participantes no projeto Conecta Vozes.

A Júlia Lydia, de 15 anos vai compor o comitê, o que para a adolescente é motivo de muito entusiasmo, ela analisa todo o projeto de forma muito positiva. “Somos Crianças e Jovens, precisamos de voz e saber nossos direitos, então nada melhor do que nos unirmos para isso dar certo, venha fazer parte desse projeto para saber o valor e o direto da nossa voz” reforça Júlia.

O edital que contém informações do projeto, do processo de inscrição, formações, bolsa auxílio dentre outras, pode ser acessado aqui.