Quinta, 17 Março 2022

Cedeca fará Seminário sobre violência sexual infantojuvenil

Cedeca fará Seminário sobre violência sexual infantojuvenil

No dia 30 de março, o Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes Gloria de Ivone (Cedeca-TO), fará três seminários para discutir a violência sexual contra crianças e adolescentes. As atividades acontecerão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Taquari, e na Escola Civico Militar Maria dos Reis.

Dois dos seminários serão voltados para os alunos da Escola, o primeiro sendo ministrado das 09 às 11 horas da manhã e o segundo, das 15 às 17 horas da tarde. Já o terceiro seminário, terá a participação dos adultos da região e acontecerá no CRAS Taquari.

Contratado para auxiliar no projeto que desenvolve os seminários o consultor e cientista social Antônio Pimentel explica como eles vão acontecer “Os seminários terão três momentos e conteúdos centrais, a socialização da análise situacional realizada pelo CEDECA/TO, o debate desse quadro com os participantes e a construção de propostas para o enfrentamento dos desafios identificados. Tudo convergindo para o melhor trabalho comunitário e governamental de promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes do Setor Taquari.”

As atividades fazem parte do projeto de Análise Situacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (ASDCA), desenvolvido pelo Cedeca com apoio da KNH – Kindernothilfe, organização filantrópica alemã. A iniciativa visa identificar os casos de violências sexuais infantojuvenis na região do Taquari para futuramente criar um plano de enfrentamento a essas violências.

A Secretária Executiva do Cedeca, Mônica Pereira, explica a relevância do Projeto: “O projeto é muito importante porque está alinhado com a missão do Cedeca, que é fortalecer as vozes da comunidade”. A também assistente social, expõe como a iniciativa está sendo realizada: “Em todos os projetos do Cedeca nós antes escutamos a voz da comunidade, e fazemos um levantamento sobre a situação daquela área que nós vamos interferir, no caso, as violências sexuais, a partir dos dados da realidade local, e também com base nos olhares que tem a própria população do território”.

Além de consultar 16 instituições a respeito dos casos de abuso e exploração sexual infantojuvenil o Cedeca distribuiu, mais de 100 formulários a adultos, crianças e adolescentes da região do Taquari procurando coletar mais dados sobre o tema. Nos seminários, a análise dos dados será compartilhada com adultos e adolescentes participantes e esses exporão suas opiniões de como enfrentar o problema.

Boletim: Conhecer para cuidar

Um dos eixos estruturais do Projeto ASDCA é o compartilhamento de cada passo da iniciativa, para isso, além dos seminários, serão feitos 4 boletins mostrando o avanço da projeto dentro da comunidade do Taquari. Os boletins foram intitulados “Conhecer para Cuidar” e a primeira edição já pode ser acessada no site do Cedeca.

Conheça o Cedeca Gloria de Ivone

Com mais 11 projetos concluídos e cinco projetos vigentes, o Cedeca é uma Organização não Governamental que tem como objetivo lutar pela garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Tocantins.

Para acompanhar as atividades da ONG basta visitar seu site institucional, ou seguir suas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook.