Segunda, 25 Abril 2022

Projeto do Cedeca constrói 5 bacias de evapotranspiração em Taquarussu

Projeto do Cedeca constrói 5 bacias de evapotranspiração em Taquarussu

Fruto do Projeto Mais Participação e Agroecologia, realizado pelo Centro de Defesa das Crianças e Adolescentes do Tocantins - Cedeca Glória de Ivone, em parceria com o Permatoca e a Escola Fidêncio Bogo, bacias de evapotranspiração (BET) estão sendo construídas em casas da comunidade de Taquarussu Grande. Dessa forma, os e as moradoras além de receberem as estruturas poderão reproduzir a técnica em outras residências ampliando o saneamento na região. No feriado de Tiradentes (21 de abril) também foi construído um círculo de bananeiras na Igreja Assembleia de Deus ministério plenitude, a construção capta a água da pia da igreja impedindo que ela seja descartada indevidamente.

Uma técnica da permacultura, as BETs são uma maneira sustentável de promover saneamento básico, as estruturas coletam o esgoto das casas e transformam os resíduos em adubo para as plantas enquanto a água evapora evitando a contaminação do solo e do lençol freático.

O funcionário público José Neto conta como foi participar do projeto  e ser beneficiado com uma das BETs: “Um projeto que é novidade para mim e minha família, graças a iniciativa Cedeca agora estamos conhecendo essa maneira de viver em respeitando a natureza e produzindo alimentos de uma forma prática e ecologicamente correta”.

Projeto Mais Participação e Agroecologia

O Projeto foi iniciado no fim de 2020 e está na sua etapa final, Barbara Xavier, assistente social e coordenadora da iniciativa expõe as metas do Projeto: “Ele tinha como maior objetivo fortalecer as vozes da comunidade e o sentido de participação e proteção tanto de crianças e adolescentes como do meio ambiente”.

A iniciativa já formou duas turmas de assessores populares socioambientais, uma de adolescentes realizada na Escola de Tempo Integral (ETI) Professor Fidêncio Bogo e outra de adultos feita na igreja evangélica Assembleia de Deus ministério plenitude, um dos principais locais de convívio social na comunidade.

O curso discutia sobre os direitos de crianças e adolescentes, agroecologia, técnicas de saneamento sustentável e ainda teve como fase final a elaboração de um Plano de Incidência Socioambiental.

O projeto é realizado em parceria com a KZE/Misereor, o Permatoca, o Ecocentro Sabiá e à ETI Fidêncio Bogo, apoiado pelo Instituto EDP e o patrocínio é feito pela INVESTCO e LAJEADO ENERGIA S.A, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palmas.