Quarta, 18 Mai 2022

Cedeca comemora 15 anos com programação virtual

Cedeca comemora 15 anos com programação virtual

Karina Custódio/Assessora de comunicação do Cedeca.

Fundado em 2007 o Centro de Defesa das Crianças e do Adolescente no Tocantins - Cedeca Glória de Ivone, completou 15 anos no dia 18 de maio, e para marcar a data serão realizados dois eventos virtuais. O sarau virtual será feito no dia 27 de maio, às 19 horas e uma transmissão ao vivo no YouTube acontecerá no dia 30, também as 19h, e lançará o Plano de proteção dos direitos de crianças e adolescentes e à Análise Situacional dos Direitos das Crianças e adolescentes no Setor Taquari, em Palmas.
O sarau contará com a participação de artistas regionais e dos adolescentes que integram as ações do Cedeca. Já a live terá a participação das secretárias executivas Mônica Brito e LaydeLaura, do consultor da Instituição, Antônio Pimentel, de um representante da KNH – Kindernothilfe, organização filantrópica alemã, e de Nara Menezes, socio- fundadora da Ideário Consultoria.
O Plano de proteção dos direitos de crianças e adolescentes é um documento que estabelece normas e práticas na organização com o intuito de impossibilitar a violação de direitos da população infantojuvenil, também secretária executiva da Instituição, Barbara Xavier conta mais sobre o plano “é importante porque embora seja já uma prática do Cedeca, isso institucionaliza para que as novas pessoas e também os parceiros se sintam estimulados para construírem essas práticas, para que as atividades que crianças e adolescentes participem promovam os direitos e jamais violem sua condição de desenvolvimento”.
O Relatório de Análise Situacional dos Direitos das Crianças no Setor Taquari é fruto do projeto de mesmo nome. Focado em coletar dados sobre violência sexual infantojuvenil na região, o relatório expõe informações coletadas junto a 18 instituições públicas, e extraídas de mais de 100 questionários distribuídos a adultos, crianças e adolescentes do Setor Taquari.

15 anos de Cedeca

Recheado de histórias o Cedeca acumula feitos, em seus 15 anos de vida foram mais de 25 projetos realizados, mais de 2 mil profissionais tocantinenses capacitados sobre direitos de crianças e adolescentes. Cerca de 3500 adolescentes formados em relação a seus direitos humanos e sua participação social e ainda mais que 30 publicações, estudos e pesquisas sobre a infância e adolescência lançados.
Sócia fundadora da Organização, Mônica Brito dá detalhes sobre luta da instituição.
“Foram 15 anos em que o Cedeca se comprometeu com a defesa intransigente dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes sobretudo com enfoque de gênero, raça e etnia. Para que o Sistema de Proteção Social pudesse funcionar para incluir toda e qualquer criança e adolescente.”
Mônica Relata ainda que fomentar o Direito à participação de crianças e adolescentes é uma das prioridades do Cedeca, por meio dos Projetos e publicações a instituição conscientiza a população infanto juvenil e incentiva a participar de grêmios estudantis e Conselhos de Direitos da criança e do adolescente.

Sofia Soraya Sales foi uma das adolescentes que após participar de um dos projetos do Cedeca, passou a exercer seu direito de participação e não só integrou o Conselho de Crianças e Adolescentes de Palmas, como o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e ainda representou os adolescentes do Tocantins em um evento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Com muita história para construir e com o objetivo de lutar cada vez mais pelos direitos de crianças e adolescentes o Cedeca vai continuar batalhando para construção de um Tocantins que veja e ouça a população infanto juvenil. Para acompanhar cada curva desse caminho se inscreva na newslatter da Organização.