Segunda, 23 Mai 2022

Cedeca participa da oficina de Diálogos que Conectam do EDP

Cedeca participa da oficina de Diálogos que Conectam do EDP

Izadora Porto/Estagiária do Cedeca.

Nesta última quarta-feira, 18 de maio, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente - (Cedeca) Glória de Ivone participou da oficina Diálogos que Conectam 2022 desenvolvida pelo Instituto EDP - plataforma que conecta os interessados/as com a dimensão socioambiental da empresa. O encontro aconteceu no hotel “Pousada dos Girassóis Plaza” e teve como pauta central a Teoria da Mudança.

O evento compreendeu a dinâmica através da percepção de capacitar organizações na construção de seus projetos, respeitando a metodologia estabelecida a Teoria da Mudança - ferramenta bastante difundida no empreendedorismo social e que mapeia, em sequência lógica, os recursos, objetivos, resultados e impactos aguardados, tendo em mente uma visão a longo prazo. Na prática, a teoria consiste em oferecer mais clareza sobre o que deve ser colocado em ação para atingir um objetivo maior no futuro.

Bárbara Xavier, secretária executiva do Cedeca, afirma que essa metodologia foi exibida na oficina como um parâmetro a ser seguido pelas organizações. “O sentido de apresentá-la foi, justamente, para ela ser pensada e incluída durante o processo de elaboração de projetos”, justifica Bárbara.

Ainda acrescenta que “é fundamental para monitorar o impacto de um projeto social”, já que em suma, ela é usada para compreender como as pessoas, alvos de um determinado projeto, estão sendo beneficiadas ou impactadas pela iniciativa. A participação do Cedeca na oficina aprimorará a construção e análise de futuros projetos na Instituição.
Além da assistente social, também participaram todas as instituições que colaboram com o EDP no Tocantins.