Quarta, 08 Junho 2022

Cedeca publica e-books sobre guias de direitos infantojuvenil

Cedeca publica e-books sobre guias de direitos infantojuvenil

Izadora Porto/Estagiária do Cedeca

Exibir e aprofundar sobre temas que envolvem os direitos de crianças e adolescentes. Esse é um dos objetivos dos e-books “Guia sobre Direitos de crianças e adolescentes”, desenvolvidos e publicados pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, por meio do projeto Escola Inéditos Viáveis e apoiado pela Fundação alemã Misereor/Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe. Os dois guias são direcionados a adolescentes e adultos do Brasil.

Temas como o Estatuto da Criança e Adolescente, direito à participação, cuidados, e autos-cuidados mental infantojuvenil são abordados ao longo da leitura. Segundo a secretária executiva do Cedeca e coordenadora da publicação, Bárbara Xavier, esses e outros tópicos discorridos nos guias são uma forma de dar a devida visibilidade a infância e a adolescência.

"A importância dos guias está em ser um trabalho para a necessidade de mudar o trato com as crianças e adolescentes, de invisíveis a sujeitos de direitos, e como garantir que sejam protegidas e tenham acesso a seus direitos”, explica a secretária executiva.

Além disso, na elaboração do material, foram feitas duas versões do conteúdo, de modo que, cada uma, pudesse atender e se adequar aos leitores de faixa etária diferentes, os/as adolescentes e adultos. Bárbara diz que apesar dos dois guias terem uma linguagem visual semelhante, a decisão para as diferentes escritas foi uma forma de “tentativa de linguagem entre pares para poder dialogar sobre os direitos das crianças e adolescentes”.

Os e-books estão disponíveis online e gratuitamente neste link.