Sexta, 05 Agosto 2022

Cedeca retoma encontros da Rede de Comunicadores/as

Cedeca retoma encontros da Rede de Comunicadores/as

Izadora Porto/estagiária da assessoria de comunicação

As atividades da Rede de Comunicadores/as, retornaram nesta terça-feira (2 de agosto), logo após período de férias, a Rede é uma ação do Projeto Conecta Vozes executado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone. Na Rede de Comunicadores/as adolescentes aprendem sobre seus direitos humanos e como editar áudio e vídeo, como uma forma de se expressar e participar das discussões da sociedade.

Clara Martins, membra do comitê da Rede de Comunicadores/as, conta que as aulas abrem espaços para que cada adolescente expressem suas opiniões e experiências em determinado tema. No primeiro encontro, depois das férias, foi discutido o acesso a direitos de crianças e adolescentes longe da escola, para a adolescente “a aula foi maravilhosa, um momento muito agradável. Eu creio que os outros adolescentes também amaram”.

Uma das responsáveis pelo planejamento e, também, educadora da rede, Luana Porto, explica que esse semestre vão oferecer uma dinâmica diferente, onde os encontros virtuais serão quinzenais. Isso porque, os educandos e educandas terão um prazo maior para a execução das atividades e também para a produção dos vídeos e podcasts, produtos que fazem parte do objetivo do projeto.

Luana ainda afirma que os/as adolescentes estavam bastante animados/as em relação ao retorno e conteúdo dos encontros. “Nesse retorno, conversamos como foram as suas férias e como esse momento se relaciona com o direito de crianças e adolescentes ao acesso de brincar, lazer e cultura”, complementa. A educadora também diz que a expectativa é que todos os materiais, que já estão sendo construídos, sejam veiculados nas redes sociais do Cedeca.

Conecta Vozes
O Projeto Conecta Vozes tem objetivo de capacitar adolescentes sobre direitos humanos, comunicação, democracia, direito à participação, protagonismo e produção e edição de vídeo e áudio. Por meio do projeto serão produzidos: 12 programas em vídeo e 12 programas em podcast; uma campanha sobre o direito à participação de crianças e adolescentes em políticas públicas, e implantada 01 Central Multimídia em comunidade do Tocantins.

A Rede de Comunicadores/as, parte do projeto, é composta por 35 adolescentes do Tocantins, que, duas vezes por mês, se encontram em formato online para discutir e produzir as atividades. Para garantir sua participação, os e as adolescentes recebem uma bolsa mensal para custear a internet utilizada nos encontros online.