Terça, 23 Agosto 2022

Cedeca participa de mobilização social feita pelo UNICEF

Cedeca participa de mobilização social feita pelo UNICEF

Izadora Porto/Estagiária de comunicação do Cedeca

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, participou nesta segunda-feira (23) do “Encontro de Educação e Primeira Infância no Selo UNICEF – políticas públicas para crianças e adolescentes”, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a organização implementadora do Selo UNICEF, Visão Mundial. O evento aconteceu entre às 09h e 17h, no Instituto Federal do Tocantins, em Palmas.

LaidyLaura Araújo, secretaria executiva do Cedeca, comenta que além de ser uma oportunidade para troca de experiências entre os municípios, o encontro é um momento importante para discutir e pensar em estratégias para a garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes. Ela também complementa que o Cedeca, ao longo dos seus 15 anos, tem apoiado o UNICEF na mobilização de municípios e na realização de encontros e oficinas de formação política e de protagonismo juvenil, com adolescentes participantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

LaidyLaura ainda explica que para a garantia do direito à educação, o Cedeca atua fortemente nos conselhos de direitos. “Realizamos formação para profissionais da Educação, temos parcerias com escolas para desenvolvimento de oficinas de protagonismo juvenil, além de incidir politicamente para que as escolas implementem projetos políticos pedagógicos que, de fato, atendam às necessidades e especificidades de cada criança e adolescente.” conclui.

No encontro, a oficial de educação do UNICEF, Daniella Rocha, diz que o encontro teve o propósito de debater com os municípios tocantinenses algumas pautas que o Selo aborda, como a primeira infância, proteção social e sobretudo, a educação. “Vamos discutir toda a metodologia e essa lógica de resultados sistêmicos e articulados que o Selo fornece e provoca o município a fazer”, finaliza

O Selo é uma estratégia do UNICEF que apoia os municípios para o aprimoramento dos indicadores sociais das crianças e adolescentes. É composto por resultados sistêmicos em diversas áreas, como educação, saúde, proteção social, assistência, primeira infância, entre outros. A estratégia é realizada, de modo que, induza os municípios a avançarem nos indicadores e garantirem os direitos infantojuvenis.