Sexta, 16 Setembro 2022

Cedeca lança campanha sobre direito de participação de adolescentes

Cedeca lança campanha sobre direito de participação de adolescentes

Izadora Porto/estagiária de comunicação no Cedeca

Incentivar meninos e meninas a exercer seu direito de participação e os adultos a respeitar esse direito são alguns dos objetivos da campanha “Adolescente Sua Voz Tem Força”, lançada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, por meio do Projeto Conecta Vozes, na última quinta-feira (15). A ação é formada por 14 spots para a rádio, 7 reels e 7 tirinhas para as redes sociais, e foi construída em conjunto com os e as adolescentes que integram o Projeto.

Questionada sobre a ideia principal, a coordenadora do projeto Conecta Vozes, Bárbara Xavier, comunica que a campanha foi uma forma de reafirmar para a população adulta que adolescentes tem o direito de estar presentes em todos os espaços políticos e sociais e ainda foi uma maneira de visibilizar as vozes desses adolescentes.

“Conversar, ouvir e considerar o que dizem crianças e adolescentes é responsabilidade de todas as pessoas, é nisso que está a condição de sujeitos de direitos. Esse é um passo muito importante para que elas e eles cresçam mais seguros e com mais dignidade.” explica.

O diferencial da campanha criada pela Organização, além da inclusão dos e das adolescentes, são os temas abordados, para incentivar o direito de participação de todos e todas a ação aborda temáticas como o racismo, a desigualdade de gênero, adolescentes quilombolas, com deficiências, indígenas e LGBTIA+.

Nayana Stela, estudante do 1º ano do ensino médio e uma das adolescentes que colaboraram com o processo de planejamento e execução, conta que a campanha é bastante necessária para a sociedade, já que é uma forma de influenciar pessoas a refletirem sobre as diferenças sociais, econômicas, de gênero, raça e sexualidade.

“São assuntos de extrema importância e que, infelizmente, não são tão falados. Vivemos em um lugar com grande diversidade de pessoas e com culturas diferentes, por isso nós precisamos aprender a respeitar e valorizar cada costume e jeito de ser”, diz a adolescente.

A ação está sendo veiculada com o apoio do portal de notícias Gazeta do Cerrado e das rádios da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS) e da Universidade de Gurupi (UNIRG).

A campanha Adolescente Sua Voz Tem Força, pertence ao projeto Conecta Vozes, iniciado em 2021 pelo Cedeca, e tem o objetivo de conectar o direito à comunicação e participação de crianças e adolescentes, fortalecendo suas vozes e promovendo o exercício da cidadania. Atividade recebe o apoio do Itaú Social e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FIA de Palmas.