Sexta, 07 Outubro 2022

Cedeca anuncia comunidade selecionada para receber Central Multimídia

Cedeca anuncia comunidade selecionada para receber Central Multimídia

Na noite de terça-feira, 4 de outubro, às 18 horas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, anunciou que a  Associação da Comunidade Quilombola Pé do Morro foi selecionada para receber a Central Multimídia, uma série de equipamentos cedida por meio do Projeto Conecta Vozes.

O anúncio foi feito em cerimônia online transmitida pelo YouTube do Cedeca, no evento quatro representantes da Associação selecionada participaram apresentando sua organização e o projeto de utilização dos equipamentos da Central Multimídia.

Uma das responsáveis por escrever o projeto submetido ao edital de concessão, Debora Gomes, expressou o quanto será significativo receber os 6 computadores incluídos na central.

“Primeiramente agradecer a iniciativa do Cedeca por ter pensado nesse projeto, poucas vezes a gente vê iniciativas que beneficiam comunidades tradicionais. Nós estávamos numa situação de não termos um computador funcionando na comunidade, e é essencial para manter a comunidade com o máximo de autonomia possível.”

Francisco Edimar, que preside a associação, também acrescentou que já haviam pedido a deputados e mesmo ao Governo Estadual que a comunidade recebesse computadores, mas suas solicitações não foram atendidas. Com a nova central a Associação promoverá alfabetização digital de seus adolescentes e idosos e também produzirá materiais de divulgação da cultura quilombola.

Uma das secretárias executivas da Organização, Mônica Brito, apresentou o Cedeca e o Projeto Conecta Vozes, enfatizando o intuito de fortalecer a presença de mulheres, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência, LGBTIA+ e populações tradicionais.

“O grande objetivo desse projeto é conectar todas as diferentes vozes tocantinenses, para ecoar do território onde elas e eles estão, as suas lutas, as suas dores, as suas conquistas”

A vice-presidente da associação, Andréia Marques, contou um pouco da história de seu povo, ela relata que em 2010 eles foram certificados pela Fundação Cultural Palmares como comunidade quilombola e desde então aguardam a demarcação de seu território. A ativista explicou que sua comunidade existe a mais 70 anos e se instalou em Aragominas, município próximo de Araguaína, em 1952, ela dá detalhes da história da fundação.

“Dona Antônia de Barros, uma beata, que teve uma visão de Padre Cícero falando para ela vir para um lugar onde ela ia encontrar um morro, que nesse morro ela ia criar sua comunidade e viver em harmonia e paz, hoje esse morro é chamado de morro da velha em referência à beata”.

A entrega dos equipamentos será realizada no início de novembro, além de receber os 6 computadores, mesas e cadeiras, a Associação premiada participará de duas capacitações sobre assessoria de imprensa e mídias sociais feita pela assessoria de comunicação do Cedeca.

O Projeto Conecta Vozes é realizado com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, por meio da Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas e com apoio do Itaú Social. O Projeto também produziu uma campanha de promoção ao direito de participação de adolescentes que começou a ser veiculada nas redes sociais do Cedeca em setembro e vai até novembro. Outra atividade do Conecta vozes é a Rede de Comunicadores/as, formada por um grupo de adolescentes de todo estado que recebem uma bolsa para participar de formações online sobre direitos de crianças e adolescentes e ainda produzir podcasts e vídeos sobre seus direitos.