Segunda, 24 Outubro 2022

Cedeca realiza aulas presenciais para capacitar membros do CMDCAs

Cedeca realiza aulas presenciais para capacitar membros do CMDCAs

Vindos de norte à sul do Tocantins, membros e membras dos Conselhos Municipais de Crianças e Adolescentes, os CMDCAs participaram do Curso de Preparação para eleição do Conselho Tutelar, realizado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - Cedeca Gloria de Ivone. As aulas presenciais da formação tiveram início na manhã de quarta-feira (19 de outubro) e terminaram no fim da tarde de sexta-feira (21 de outubro), e aconteceram no espaço da Universidade Anhanguera, em Palmas.

As eleições de conselheiros tutelares devem acontecer em janeiro de 2023, à responsabilidade de gerir o processo são dos CMDCAs, parte da coordenação colegiada do Cedeca é educadora no curso, Julane Marise Gomes, explica quais são os conteúdos da formação.

“Esse curso é fundamental para o processo de escolha do Conselho Tutelar que vai acontecer no próximo ano. Nós estamos trabalhando a questão do edital, dos treinamentos, documentos e todas as etapas do processo de eleição”.

Para participar da aula presencial Delinéia Sousa viajou mais de 300 quilômetros, durante a aula a coordenadora de programas da Assistência social de Taguatinga, município no sul do Tocantins, e coordenadora do CMDCA, expressou o significado de receber a formação para a gestão de sua cidade.

“É um momento de grande importância, principalmente depois desses dois anos de pandemia, o nosso grande problema era não ter com quem falar, para saber como a gente poderia se comportar nessa eleição, esse momento é único para nós como município”.

Além da aula presencial, o curso conta com aulas online, um ebook e assessoramento dos educandos por três meses para auxiliar e tirar dúvidas durante o planejamento para as eleições.

Presidente do CMDCA de Gurupi, Gabriel Dias relatou sua avaliação sobre o ensino recebido. “O curso é excelente, desde o primeiro dia que estamos recebendo as instruções do pessoal do Cedeca a gente está tendo outra visão de como vai ser feito o processo de uma maneira legal, e mais cabível de realizar esse procedimento na forma da lei.”

Esta formação faz parte do Projeto Escola Inéditos Viáveis, uma iniciativa do Cedeca para fortalecer e capacitar a rede de proteção quantos aos direitos de crianças e adolescentes, impulsionando a eficácia de seu trabalho.

Todos os cursos ministrados no projeto seguem a metodologia da educação popular, de Paulo Freire. A iniciativa também serve como captação de recursos para Organização, que utiliza esses recursos na realização de outros projetos, como o Conecta Vozes, que incentiva o direito à participação de crianças e adolescentes.