Segunda, 24 Outubro 2022

Cedeca desenvolve tirinhas de direito à participação de adolescentes

Cedeca desenvolve tirinhas de direito à participação de adolescentes

Izadora Porto/estagiária de comunicação do Cedeca

Sete tirinhas que descrevem à importância do direito à participação de adolescentes em nos mais diversos espaços, fazem parte da campanha “Adolescente Sua Voz Tem Força”, lançada pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, ação desenvolvida no âmbito do Projeto Conecta Vozes. As histórias foram criadas a partir de relatos de adolescentes que integram à Rede de comunicadores/as.

Entre os/as adolescentes que ajudaram a construir o enredo das tirinhas, está Maria Otília, adolescente de 17 anos, que faz o 1º ano do ensino médio. Três das sete tirinhas foram feitas a partir de momentos vivenciados por Maria, onde temas como LGBTfobia, racismo e adultocentrismo, foram abordados. Segundo a estudante, sua participação na campanha foi uma forma de, através de sua vivência, protestar contra as violências vividas.

“Fiquei feliz demais por trazer esses assuntos e, de alguma forma, alertar as crianças e adolescentes para usar as suas vozes. E que se passarmos por algum tipo de coação, podemos denunciar, porque o Cedeca Glória de Ivone estará assegurando nossos direitos. Foi mais que necessário o Cedeca ter dado voz e importância a isso”, declara.

Responsável por trazer à vida as vivências dos meninos e meninas, o ilustrador, Álvaro Maia, conta que esse trabalho foi uma ótima oportunidade de contribuir para fortalecer as vozes de adolescentes e, também, para monitorar e exigir os seus direitos.

“É surpreendente e recompensador ver adolescentes transformando suas experiências de vida em narrativas e mais, foi um prazer tornar essas narrativas em histórias em quadrinhos!", afirma.

Conheça a Campanha Adolescente Sua Voz Tem Força
Integra o projeto Conecta Vozes, iniciado em 2021 pelo Cedeca Glória de Ivone. O projeto é desenvolvido em parceria com o Itaú Social e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - FIA de Palmas.

A ação, construída com os e as adolescentes que integram o Projeto, é composta por 14 spots para a rádio, 7 reels e 7 tirinhas para as redes sociais, que serão veiculados até o fim de novembro. O objetivo é conectar o direito à comunicação e participação de crianças e adolescentes, fortalecendo suas vozes e promovendo o exercício da cidadania.