Segunda, 14 Novembro 2022

Cedeca contribui em edital de promoção de participação de adolescentes

Cedeca contribui em edital de promoção de participação de adolescentes

Com inscrições abertas até 18 de novembro, o edital para compor a Comissão de Participação de Adolescentes (CPA) foi lançado pelo Conselho Estadual de Direitos de Crianças e Adolescentes (CEDCA). O certame é fruto da articulação do Centro de Defesa dos direitos da Criança e do adolescente - Cedeca Glória de Ivone, que compõe o Conselho e tem como um de seus princípios o protagonismo de adolescentes.

O CEDCA é um órgão de participação social, nele a sociedade civil, em conjunto com o Governo do Tocantins, planeja e fiscaliza políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes. Com o edital da CPA os e as adolescentes escolhidos/as também poderão opinar nas ações do Governo.

Coordenadora de dois projetos do Cedeca, Barbara Xavier também íntegra a comissão de seleção dos/as adolescentes que participarão da CPA, ela explica como se deu a articulação da Organização para garantir a participação de adolescentes no Conselho.

“O Cedeca contribui com o processo de elaboração do edital e uma das ações do nosso Projeto Educar para transformar, é garantir que os adolescentes estejam participando do CPA, tanto no conselho estadual, como no municipal.”

Entre as colaborações do Cedeca na construção do documento destaca-se a reserva de 6 vagas (três titulares e três suplentes) para adolescentes representantes de movimentos
sociais e/ou representantes das diversidades. Como adolescentes pertencentes a Povos Tradicionais, com deficiência, migrantes e adolescentes em acolhimento institucional e em cumprimento de medidas socioeducativas.

Participante de vários projetos do Cedeca, Julia Lydia Silva, de 16 anos, se inscreverá no edital, a adolescente já tem propostas para serem implementadas no Conselho, caso ela seja selecionada.

“Palestras, roda de conversas , dinâmicas durante o ano e não só em "datas comemorativas", pois quem sofre homofobia, racismo, entre outras questões, não merece ser respeitadas em apenas um mês do ano e sim todos os dias”.

Quem inscreve os e as adolescentes no edital são Organizações da Sociedade Civil e Entidades Governamentais, como secretárias e prefeituras. Para se inscrever é preciso preencher um formulário online e atender as exigências do edital.

Acompanhe o Cedeca

Além de garantir o direito à participação o Cedeca possui projetos para o combate de violências e para promover a conscientização ambiental em adolescentes. Para acompanhar as ações da Organização é possível se inscrever em sua newsletter, ou seguir suas redes sociais Instagram, Twitter e YouTube.