Sábado, 19 Novembro 2022

Cedeca participa de Marcha contra o racismo em Palmas

Cedeca participa de Marcha contra o racismo em Palmas

Realizado no último sábado, 19 de novembro, a Marcha “Vidas Negras Importam” reuniu dezenas de organizações num ato contra o racismo realizado em Taquaralto, entre as Organizações o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes - Cedeca Glória de Ivone, esteve presente. Uma das consultoras da Organização, a assistente social Luana Porto, participou da Marcha e discursou no evento cultural que ocorreu após a caminhada, a ativista enfatizou a importância de lutar para garantir o direito de crianças diversas.

“Quero chamar cada um e cada uma que está presente aqui para lutar em defesa da luta pelos direitos de crianças e adolescentes, para elas serem respeitadas pela cor que elas tem, pelas religião que seguem e pela cultura independente do lugar que elas vivem.”

Luana Porto apontou ainda a necessidade de uma educação antirracista e de integrar crianças e adolescentes a espaços de discussão política onde eles e elas possam falar sobre racismo e outros assuntos com liberdade.

No evento foi lida a carta de compromisso com à vida das meninas e mulheres negras, o documento é uma série de reivindicações construídas no julho das pretas e que será enviado para o Governo estadual e municipal de Palmas. O Cedeca foi uma das Organizações que contribuiu para o documento, expondo a falta de um Plano estadual de Combate ao trabalho infantil e da falta de aplicação do Plano de combate a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado.

Os dados da Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins mostram que as maiores vítimas de violência sexual em Palmas são meninas negras, em 2021, 85% dos registros de denúncia eram de crianças e adolescentes negras, sendo que 88% pertencentes ao gênero feminino.

Conheça o Cedeca

Com 15 anos de atuação, o Cedeca já formou mais de 3 mil adolescentes sobre seu direitos e já concluiu mais de 25 projetos em todas as regiões de Palmas e em algumas cidades do interior do Tocantins. Para acompanhar as ações da Organização é possível seguir suas redes sociais: Instagram, Twitter e TikTok, além de ser possível se inscrever em sua newsletter mensal preenchendo um formulário online.