Quarta, 23 Novembro 2022

Cedeca conclui prestação de contas de 2021

Uma obrigação estabelecida no artigo 70 da Constituição e no estatuto da Organização, a prestação de contas de 2021, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone foi concluída e divulgada neste mês de novembro. Os seis documentos publicizados no site analisam e comparam as receitas e despesas de 2021 e 2020, além de expor o demonstrativo patrimonial do Cedeca no ano passado.

Em 2021, a maioria das receitas da Organização foram oriundas de convênios com o município de Palmas, via recursos do Fundo Municipal para a infância e adolescência (FIA) e com a fundação alemã, Katholische Zentralstelle Fur Entwicklungshilfe - Misereor. Os recursos foram investidos nas atividades dos projetos: Promoção e Proteção dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; Reforma Política e Democracia no Estado do Tocantins; Sou de Diretos; Mais Participação e Agroecologia e Conecta Vozes.

Como explica o contador da Organização Gildivan Miranda a construção dos documentos promovem a transparência da gestão financeira do Cedeca e envolve um longo processo de análise contábil e de aprovação pela Coordenação Colegiada e do Conselho Fiscal da Organização. Todos os documentos da prestação de contas foram discutidos em Assembleia Geral Ordinária.

Integrando a equipe do Cedeca desde 2014, o contador Sebastião Neto explica os desafios para a gestão financeira do Cedeca. “É cada vez mais difícil algum financiador investir recurso para, por exemplo, reforma e construção de uma sede, aspecto que o Cedeca necessita urgentemente, uma vez que temos um terreno, mas não temos recurso para construir”. O profissional esclarece que as doações de pessoas físicas poderiam resolver o problema.

Os gastos do Cedeca com aluguel de sua sede chegam a mais de 39 mil reais ao ano. A construção de um espaço físico permanente não só permitiria o uso desse recurso na aplicação de atividades voltadas para garantir os direitos de meninas e meninos, como fortaleceria a Organização.

Para se tornar um doador/a regular do Cedeca é possível agendar um pix mensal na chave 999322010, pelo Paypal ou por meio de depósito bancário na conta 31.7, Agência 3924, operação 003, banco Caixa Econômica Federal. Quem desejar se voluntariar pode preencher um formulário online.