Quinta, 01 Dezembro 2022

Confira vídeo e podcast sobre racismo feito pela Rede de comunicadores

Confira vídeo e podcast sobre racismo feito pela Rede de comunicadores

 

O racismo foi o tema de um dos vídeos e dos podcasts produzidos pelos/as adolescentes da Rede de comunicadores/as, uma das ações do Projeto Conecta Vozes, realizado pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone.
Os programas são apresentados por adolescentes e contam o que é racismo, como ele acontece e experiências dos meninos e meninas com esse preconceito.

A Rede de comunicadores/as é composta por 35 adolescentes de todo o Tocantins que foram selecionados/as via edital, considerando a diversidade regional, de raça e gênero. Os e as adolescentes envolvidos/as receberam uma formação técnica e teórica para que fosse possível produzir 12 podcasts e 13 vídeos sobre direitos de crianças e adolescentes.

Apresentadora do episódio do podcast sobre racismo, Isabella Machado, estudante de 14 anos, explica porque é necessário que meninas e meninos discutam sobre a discriminação:
“É para eles e elas saberem que isso não é uma coisa normal de se viver, saber que tem como lutar contra isso, e falar abertamente sobre isso sem ser julgado”.

Isabella machado 01 11 2022

Isabella Machado tem 14 anos e participou da construção de cinco podcasts produzidos pela Rede de comunicadores/as

Educadora no projeto, a assistente social Luana Porto, informa como aconteceu a discussão sobre o tópico nos encontros da Rede de Comunicadores/as.
“Eles e elas se sentiram interessados/as a falar sobre esse tema, falamos sobre o que era racismo, qual lei e pena são aplicadas quando uma pessoa comete racismo e canais de denúncia.” Luana também comenta que expressões racistas usadas no dia a dia foram apresentadas e que os meninos e meninas ficaram muito interessados/as nesta questão.

O vídeo sobre racismo foi produzido por dez adolescentes, entre eles e elas, está Ana Clara Lima, moradora do Povoado de Brejo Fundo, em Rio Sono (município localizado na região do Jalapão). O tema comentado por Ana Clara na produção foi como o racismo afeta a saúde de negros e negras, ela esclarece que há uma Política Nacional de Saúde da população negra que combate os efeitos e as desigualdades de acesso à saúde causados pelo racismo. A adolescente expressa como foi a experiência de refletir sobre o tema no projeto.

“Foi bom, já era indignada pelo fato das pessoas serem racistas, e com as explicações mais detalhadas do curso só fiquei mais ainda; mas resumindo amei tudo. Agradeço as explicações da Luana e do Laurinei, sempre tendo paciência com todos”.

Além de apresentar o cenário da desigualdade racial no Brasil, expondo dados sobre questões econômicas e alertando para como o racismo afeta adolescentes, Isabella também relata no podcast uma experiência de racismo onde ela quase foi impedida de entrar em uma sala de cinema com o pai.

“Minha mãe é uma mulher preta e meu pai é um homem branco, e eu nasci muito mais escura que meu pai, em 2018 eu e meu pai decidimos passear no shopping. Quando decidimos comprar os ingressos no cinema eles não deixaram, porque tecnicamente tinha uma nova regra porque ele tinha que provar que era o meu responsável legal. [...]. Mas uma coisa que eu percebi é que eles pediram o documento só para gente”.

No fim do episódio, Isabella cita a intelectual e ativista Angela Davis, e convoca para que todos e todas abracem a luta contra o racismo se tornando antirracistas. Os vídeos e podcasts foram produzidos com a ajuda dos facilitadores Laurinei Izídio e Philipe Ramos que conduziram as oficinas técnicas do projeto.

O Projeto Conecta Vozes é realizado com apoio do Itau Social, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Palmas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Colabore com as ações do Cedeca

Para viabilizar a continuação da realização de projetos que conscientizem crianças e adolescentes sobre os seus direitos é possível apoiar o Cedeca por meio de doação pelo pix 63999322010 ou se voluntariado ao preencher um formulário online.