Quarta, 07 Dezembro 2022

Cedeca realiza Assembleia Geral e relembra ações do ano

Cedeca realiza Assembleia Geral e relembra ações do ano

Na manhã de quarta-feira, 7 de novembro, aconteceu a Assembleia Geral do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, no encontro foram discutidos as ações da Organização em 2022, deliberadas as execução financeira e ainda os planos para o próximo ano.

Coordenadora de projetos na Organização, Barbara Xavier apresentou os resultados e os desafios dos Projetos: Educar para transformar (2ª ciclo), Mais Participação e Agroecologia e Conecta Vozes, concluídos em 2022. A ativista relembra um momento marcante em uma das formações que capacitou adultos sobre direitos de crianças e adolescentes e práticas agroecológicas, na zona rural de Palmas, em Taquaruçu Grande.

“Um dos relatos dos participantes, o sr. Miguel, foi muito significativo, ele dizendo o quanto foi importante fazer o curso, foi o primeiro certificado que ele recebeu na vida, um senhor idoso que não foi alfabetizado”

Também foram apresentados as conquistas da Organização neste ano, como a Certificação de entidade beneficente de assistência social na área da Assistência Social (CEBAS), concedida pelo Ministério da Cidadania. Também foram apresentados os 5 casos emblemáticos acompanhados pela equipe do Núcleo de Proteção Jurídico Social. Conforme aponta a assistente social e secretária executiva LaidyLaura Pereira, em 2022 a organização deu continuidade ao acompanhamento de uma família impactada pelo desaparecimento de uma criança, bem como de 3 famílias que tiveram seus filhos assassinados por abordagens de agentes da polícia.

Outra ação significativa relatada na reunião foi a incidência política nos espaços de participação, neste ano o Cedeca compôs os Conselhos Estadual e Municipal (de Palmas) dos Direitos da Criança e do Adolescente, além do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. Entre os feitos nesses espaços estão a contribuição para políticas públicas importantes como o Plano de Convivência Familiar e comunitária do Tocantins e a criação de um Comitê de Participação de Adolescentes.

Projetos para o próximo ano

Criado em 2019, o Projeto Educar para transformar entrará no seu terceiro ciclo em 2023, desta vez as ações serão feitas na região do Taquari. Haverá quatro cursos de protagonismo político e cultural envolvendo crianças e adolescentes da região, assim como oficinas, assessoria jurídica-social, entre outras atividades, este projeto é apoiado financeiramente pela Organização internacional Misereor.

Possibilitado por uma emenda parlamentar que foi destinada ao Cedeca, o Projeto Esperançar será executado na cidade de Tocantínia e beneficiará adolescentes e famílias do Povo Indígena Xerente, que receberão oficinas de protagonismo juvenil e preparação para o primeiro emprego.

Focado no enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, o Projeto Rede de Cuidado será realizado no Setor Taquari. Além de formar adolescentes e adultos/as sobre direitos humanos, o Projeto fará à proteção jurídico social de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência. Assim como incindirá politicamente junto aos governos visando a reestruturação da Rede de apoio a criança e ao adolescentes em situação de violência sexual, este projeto será desenvolvido com o apoio financeiro da Organização alemã KNH.