Projeto: Esperançar

Local: Tocantínia

Período: 08/2022 a 12/2023

Objetivo Geral:
Promover a formação de jovens oriundos da rede de ensino do município de Tocantínia/TO, bem como de famílias, incentivando a autonomia financeira, social e política com vistas ao seu desenvolvimento pessoal, social e econômico.

Objetivos específicos:
1: Propiciar ao adolescentes habilidades e competências para o acesso ao primeiro emprego;

2: Fomentar o protagonismo social e a inclusão digital de adolescentes e das famílias
envolvidas no projeto;

3: Promover a inclusão produtiva de famílias e de adolescentes.

Atividades:
As atividades são divididas de acordo com cada objetivo específico a ser alcançado, assim sendo estas são as atividades

Primeira Etapa - Realização de 03(três) oficinas presenciais de preparação para o primeiro emprego e para o protagonismo juvenil, sendo que cada oficina terá uma carga horária total de 80 horas. A primeira parte das oficinas, compreende à formação teórica onde serão abordados temas sobre violência de gênero e sexual, cultura afrodescendente, formação profissional, e profissionalização, empregabilidade, suicídio, autocuidado, meio ambiente, cultura de paz, negociação de conflitos, autocuidado, direitos e democracia, cultura popular e aula de música, que fortaleçam o protagonismo juvenil. Na segunda parte, ocorrerão as oficinas de formação para o primeiro emprego, a saber: acesso digital/computação e costura, cuja carga horária será de 60 (sessenta) horas. As oficinas de protagonismo serão facilitadas pela equipe do CEDECA, já as oficinas de música, computação e costura serão ministradas por instrutores e ocorrerão em horário noturno durante a semana e aos finais de semana.

Segunda etapa - Compreende a realização da “Feira do Largo”, uma Feira de exposição de artesanato, cultura e gastronomia do território. No âmbito deste projeto será promovido o apoio a pequenos empreendimentos já existentes na cidade, mas que não tem condições de comercializarem seus produtos. A proposta é fomentar e organizar os feirantes de modo que posteriormente possam seguir de forma independente, posto que o projeto vai subsidiar os expositores (20 unidades), camisetas, banner de identificação e tenda maior para os shows e outras artes. Para estes expositores serão feitas palestras sobre forma de embalar, comercializar e precificar os produtos.

Apoio: Secretaria de Estado da Educação – SISTEMA CONV@TO