Projeto: Escola Inéditos Viáveis - Educar Para transformar (3º ciclo)

Local: Taquari, Palmas.

Período: 09/2022 a 08/2026

Objetivo Geral:
Crianças e adolescentes da comunidade do Taquari, conhecendo e acessando seus direitos fundamentais e atuando de forma participativa nas políticas públicas.

Objetivos específicos:
1: Fomentar o autorreconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e o protagonismo juvenil.

2: Promover o acesso à justiça e às políticas públicas a crianças, adolescentes e seus familiares em casos de grave violação de direitos.

3: Fortalecer a gestão e governança institucional para potencializar a atuação do Cedeca na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Atividades:
As atividades são divididas de acordo com cada objetivo específico a ser alcançado, assim sendo estas são as atividades:

Atividades do objetivo 1:

- Realizar curso de protagonismo político e cultural para crianças e adolescentes.
Produtos/serviços: 04 cursos, com oferta de 160 vagas para crianças e adolescentes, realizados.

- Realizar oficinas de formação política e comunicação estratégica para defesa de direitos de Criança e Adolescentes com pessoas adultas da comunidade. Produtos/serviços: 03 oficinas, com 60 adultos da comunidade conhecendo sobre defesa de direitos de Criança e Adolescentes e comunicação estratégica.

- Realizar eventos de protagonismo político e cultural, na comunidade. Produtos/serviços: 05 eventos culturais sociopolíticos de promoção de direitos realizados na comunidade.

- Estruturar e fortalecer a atuação do Comitê de Participação de Adolescentes – CPA. Produtos/serviços: 01 representação de adolescentes do comitê no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e CEDCA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes.

Atividades do objetivo 2:

- Prestar assessoria jurídico-social para crianças e adolescentes, e seus familiares. Produtos/serviços: 5 (cinco) casos de graves violações de direitos acompanhados.

- Realizar o acompanhamento psicossocial de crianças e adolescentes, e suas famílias, participantes do curso de protagonismo. Produtos/serviços: crianças, adolescentes e seus familiares devidamente atendidas no âmbito dos serviços públicos de saúde, educação, assistência social e sistema de justiça.

- Realizar representação política nos espaços dos conselhos da criança e do adolescente de âmbito municipal e estadual. Produtos/serviços: 02 representações políticas, sendo no CMDCA e CEDCA, durante todos os anos do projeto.

Atividade do objetivo 3:

- Fortalecer a política institucional de tolerância zero à violência contra crianças e adolescentes. Produtos/serviços: 06 vídeos publicados nas redes sociais, explicando e promovendo diretrizes da política.

- Aperfeiçoar processo de monitoramento e avaliação de projetos realizados pela organização. Produtos/serviços: 01 Software de monitoramento de projeto adquirido e implementado.

- Fortalecer a governança institucional. Produtos/serviços: 01 planejamento estratégico elaborado, 01 Comitê da Política de proteção institucional, e 01 Política Institucional de boas práticas, transparência e ética, elaborados.

Apoio: Misereor.