Sexta, 27 Janeiro 2023

Em projeto do Cedeca adolescentes discutem importância do CRAS

Em projeto do Cedeca adolescentes discutem importância do CRAS

Uma das ações do Conecta Vozes, projeto desenvolvido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, foi a estruturação de uma rede de comunicadores que visava mobilizar adolescentes sobre o exercício da participação política, por meio de produtos multimídia. Entre os temas abordados, membros/as da rede, discutiram sobre o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em suas cidades.

O conteúdo, que foi retratado através de um podcast, recebeu à narrativa do adolescente residente da capital do Tocantins, Francisco Filho, que conta a relevância em orientar as pessoas sobre esse a política de assistência social.

“O importante em falar sobre o CRAS é ajudar as famílias a ter direito, em saber o que elas podem ter. Muita gente que precisa de ajuda não sabe o que CRAS pode ajudar. A gente falando e divulgando fica mais fácil”, afirma.

Além do conteúdo informativo, Francisco diz sua experiência em participar e apresentar o episódio. O palmense revela que: “A minha maior dificuldade em apresentar o podcast foi que pensei ser muito difícil, mas, na verdade, não é. Fui eu mesmo, no meu tempo e sem medo de errar”.

Luana Porto, uma das educadoras do projeto, explica que como foi a articulação dessa temática.

“A produção desse podcast foi para que os meninos e meninas reconhecessem quais são os espaços de participação deles no território. O CRAS é um órgão de referência da assistência social nas comunidades e para os adolescentes”,

A ativista também relata que durante à elaboração do episódio, foi constatado que apesar da política de convivência - sistema que trabalha fortalecimentos de vínculos com a família e com a comunidade - ser implementada nesse órgão, maior parte dos adolescentes da rede não detinham acesso aos serviços do CRAS.

“Quisemos despertar neles que esse é um espaço legítimo de participação e que eles e elas devem ocupar esses espaços. Inclusive, fizemos uma dinâmica deles proporem o que gostariam que tivessem no CRAS e de que forma também poderiam contribuir”, finaliza.

A partir desse encontro, como parte das propostas e para melhorar a qualidade nos serviços ofertados, os/as adolescentes sugeriram instalação de bibliotecas, cursos educacionais, gincanas e também, eventos que trouxessem mais oportunidades de participação infantojuvenil.

O Projeto Conecta Vozes é uma iniciativa criada em parceria com o apoio do Itau Social, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ao todo, foram produzidos 13 vídeos e 12 podcasts, narrados e apresentados por adolescentes de todo o estado do Tocantins. Esse e outros episódios do projeto, podem ser assistidos no canal do YouTube Cedeca Glória de Ivone.