Terça, 14 Fevereiro 2023

Cedeca lança projeto Rede de Cuidado, em Taquari

Cedeca lança projeto Rede de Cuidado, em Taquari

Em parceria com a organização alemã, Kindernothilfe (KNH), o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, inicia projeto social cujo objetivo é induzir a estruturação de um Sistema de proteção acessível e efetivo contra a violência sexual infantojuvenil, na região do setor Jardim Taquari. As atividades desenvolvidas terão duração prevista até o ano de 2027.

Mônica Brito, secretária executiva do Cedeca, explica que o projeto foi criado para provocar maior visibilidade a todas as violências da população, principalmente em crianças e adolescentes da região do Taquari. Já que segundo a mesma, é o maior setor populacional - 20 mil habitantes - do Tocantins e que, apesar da subnotificação, detém do maior índice de violências sexuais.

“É um lugar que não tem instituições próximas para tratar ou apurar, a maioria precisa se deslocar para o centro de Palmas. Isso também porque a rede local é bastante fragilizada e desestruturada para o enfrentamento e tratamento das vítimas e testemunhas de violência”,

A secretária executiva ainda afirma que, com a implementação do projeto e ao final da execução, algumas das expectativas é de que se tenha um novo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no Taquari ou de que se tenha o compromisso de atividades periódicas e constantes, com canais acessíveis e assegurado a população.

“Isso é para que toda e qualquer criança e adolescentes, vítima ou testemunha tenham acesso à saúde, delegacia de polícia, exame de corpo de delito, conselho tutelar, promotoria de justiça, defensoria pública, SAVIS [Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual], acesso a todos os serviços”, finaliza.

Coordenadora do Regional Nordeste e Assessora de Projetos da KNH Brasil, Flávia Regina Costa, conta que o primeiro contato com a Organização aconteceu há muito tempo e que desde então os objetivos se convergiram.

“O Centro de Defesa nos visitou e nós começamos todo um processo de diálogo e aproximação, e já percebemos que haveria uma parceria porque é uma pauta conjunta, uma pauta que KNH gostaria de estabelecer para a mudança de vida de crianças e adolescentes”, afirma.

A assessora de projeto também complementa que a parceria, além de beneficiar centenas de crianças e adolescentes, funciona como uma espécie de retroalimento, uma vez que “percebem que estão no caminho certo em apoiar o Cedeca na construção de mudanças”.

Isabela Machado, residente do setor Taquari, é uma adolescente ativa em projetos do Cedeca e relata que sempre se sentiu acolhida pela demonstração de interesse da Organização em defender e promover os direitos infantojuvenis e com mais esse projeto, só enfatiza sua admiração. Para a estudante: “o trabalho do Cedeca é maravilhoso, porque eles sempre priorizam o direito e fortalecimento das vozes de crianças e adolescentes”.

Para além da reivindicação do sistema de proteção local, as atividades voltadas para o projeto serão executadas a partir de vários objetivos específicos. Sendo eles, a promoção de ações para garantir que famílias, lideranças comunitárias e professores atuem em conjunto na prevenção contra a violência sexual infantojuvenil no Setor Taquari, na implementação de um ambiente onde crianças e adolescentes se autoprotegem e reivindicam seus direitos e também, no fortalecimento da Organização para governança e segurança Institucional.

Construção do Projeto
A iniciativa é um desdobramento do Projeto de Análise Situacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (ASDCA), concluído no ano de 2022. No estudo, o Cedeca averiguou a incidência da violência sexual infantojuvenil na região, analisando também as informações que a população adulta e adolescente tinha sobre o assunto.

Para finalizar, a Organização também supervisionou as ações do Governo municipal e estadual, voltadas para o combate da violência e acolhimento das vítimas, sendo elas crianças, adolescentes e suas famílias.

O ebook, documento final da análise, está disponível no site da Organização e pode ser adquirido gratuitamente.