Segunda, 09 Mai 2016

Crianças não frequentam aula por falta de ônibus

Aproximadamente 40 crianças, do 1º ao 5º ano, que vivem na zona rural do município de Araguacema, a 297 quilômetros de Palmas, estão sem transporte coletivo para ir até à escola. A informação é do presidente da Associação dos Pequenos e Médio Produtores Rurais do Assentamento Carumbé (Aspraca), Evaldo Silva de Almeida.

Segundo ele, as crianças estão devidamente matriculadas e há mais de 15 dias não estariam frequentando regularmente as aulas devido a falta do ônibus escolar. Almeida afirmou que no último dia 10, os assentados realizaram uma manifestação na estrada que liga o assentamento a escola mais próxima, com o objetivo de sensibilizar os gestores municipais. Porém, Almeida afirmou que nada foi feito para que o problema fosse resolvido.

CUSTOS
O secretário municipal da Educação, Eduardo Alves de Nascimento, explicou que as 40 crianças são oriundas de outro assentamento que era atendido com um ônibus escolar. “Esse assentamento é novo e teremos que criar uma nova rota que não estava prevista, além de continuar atendendo as outras crianças que estão no antigo lugar.” Nascimento disse que a secretaria já conseguiu o ônibus que realizará a rota. “O custo mensal será de R$ 9 mil, e essa verba não estava prevista.”

O titular da pasta explicou que esteve ontem em Palmas e procurou o Ministério Público Estadual para buscar orientações sobre o prazo do atendimento junto às crianças. “Precisamos de um prazo para conseguirmos verbas e ajuda de órgãos ligados ao assentamento para manter os custos mensais.”

Em relação aos prejuízos dos alunos não estarem indo à escola, o secretário afirmou que as crianças terão um reforço escolar para recuperar os dias perdidos. “Estamos providenciando o mais rápido possível, porém não temos um prazo imediato.”

Fonte: Jornal do Tocantins