Quinta, 09 Março 2023

Cedeca realizará seminário contra violência sexual infantojuvenil

Cedeca realizará seminário contra violência sexual infantojuvenil

 No próximo dia 27 de março, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, irá realizar seminário na Escola Estadual Elisângela Glória Cardoso. O evento lançará dois projetos: “Rede de Cuidado e Escola Inéditos Viáveis: Educar para Transformar”, que em conjunto tem o objetivo de estruturar um sistema de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e em funcionamento no setor Jardim Taquari - Palmas/TO, até o final do ano de 2027.

Segundo Mônica Brito, Secretária Executiva do Cedeca, essa é uma iniciativa que surgiu a partir de um desdobramento da Análise Situacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (ASDCA), concluído no ano de 2022 pela organização. No estudo, foi identificado à existência da violência sexual infantojuvenil em Taquari.

“Nos estamos trabalhando no setor Taquari, observando e escutando as vozes das pessoas do território, sobre a fragilidade e omissão dos direitos humanos, da participação, da invisibilidade, da segregação e da falta das políticas públicas das diversas áreas”, explica.

A secretária executiva ainda afirma que após toda a pesquisa, foi elaborado uma rota da mudança, no qual o propósito é que os projetos contribuam para um sistema de proteção social funcionando para as crianças e adolescentes da região. Assim sendo, ao final de 05 anos, se estruture fluxos e protocolos que garantam a proteção das vítimas e testemunhas de violência.

“Esperamos que ao final, os e as participantes, se juntem a luta de defesa e proteção da infância e adolescência de Palmas, sobretudo Taquari”, conclui.

Durante a programação, o seminário contará com atividades culturais, palestra sobre “A efetividade do sistema de garantia de direitos no enfrentamento à violência” e duas mesas temáticas: “Vozes do setor Taquari sobre as políticas públicas no campo das violências” e “Diálogos sobre os compromissos dos Detentores de Deveres com a proteção das vítimas e testemunhas”.

Em síntese, o evento, que é gratuito e aberto ao público, tem como propostas visibilizar a situação do setor Taquari, lançar os projetos e, como estratégia, dar enfoque a situação de violações de direitos, o isolamento e a oferta reduzida dos serviços públicos no território para proteger e cuidar de crianças e adolescentes, bem como sensibilizar e mobilizar os/as trabalhadores/as e autoridades responsáveis pelas políticas públicas de educação, assistência social, saúde, segurança pública e sistema de justiça.

Os interessados devem se inscrever através do seguinte link: https://forms.gle/sqygk29Q24wZAdcx7. Todos e todas receberão um certificado de 08 horas.

Embaixadora do Projeto
Entre as presenças confirmadas, o evento receberá a participação da embaixadora dos projetos, Phaty Guerra, nomeada como Miss Universo Tocantins em 2022. Phaty, afirma que a maior motivação em formar parceria com Cedeca, foi a consonância pela defesa dos direitos humanos que encontrou ao conhecer o trabalho da Organização.

“Acredito ser uma figura de inspiração, tanto para as meninas e meninos do taquari. Juntos/as vamos poder acolher e cuidar de várias crianças e adolescentes. Disseminar informações importantes, que muitas vezes eles e elas não possuem em casa, por falta de acesso”.

A embaixadora finaliza que os projetos vão trazer maior evidência para Taquari, principalmente no contexto infantojuvenil: “O Taquari é uma região imensa, precisa de um olhar mais amplo das políticas públicas. Nessa rota, vamos incidir para despertar interesse tanto para os moradores da região, quanto para as pessoas de fora”.