Terça, 04 Abril 2023

Cedeca divulga edital para Curso de Protagonismo Político e Cultural

Cedeca divulga edital para Curso de Protagonismo Político e Cultural

Com o intuito de fomentar o protagonismo juvenil, autoproteção e o autorreconhecimento de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone publica edital que irá selecionar 40 crianças e adolescentes do setor Jardim Taquari para Curso de Protagonismo Político e Cultural. O curso faz parte do programa CUIDAR e terá as inscrições abertas até o dia 16 de abril.

Coordenadora do Projeto, Bárbara Xavier, comenta que essa iniciativa é uma forma de facilitar o conhecimento e o acesso das crianças e adolescentes aos seus direitos fundamentais e, também, impulsionar as participações nas políticas públicas.

“É justamente para que eles e elas tenham suas vozes fortalecidas e sejam protagonistas das suas próprias histórias, compreendendo e reconhecendo os seus direitos e as formas de acessá-los e de se autoprotegerem. Fortalecer as participações de crianças e adolescentes é assegurar que também acessem outros direitos e denunciem situações de violência e violação”, afirma.

Até o final do ano de 2024 o programa CUIDAR ofertará quatro turmas do curso de protagonismo juvenil, autoproteção e educação sexual, sendo uma turma a cada semestre que selecionará 40 crianças e adolescentes com faixa etária de 11 a 14 anos residentes no setor Jardim Taquari. A atividade faz parte do programa CUIDAR, desenvolvido em parceria com Kindernothilfe (KNH) e MISEREOR, e se dirigirá para a região do Taquari, território com mais de 30 mil habitantes, que é considerado o maior bairro de Palmas. Os/as interessados/as deverão se inscrever por meio de um formulário, sendo necessário o preenchimento dos dados, até o dia 16 de abril de 2023.

Programa CUIDAR
A atividade faz parte do programa CUIDAR - formado por dois projetos: Rede de Cuidado e Educar para Transformar, que serão executados simultaneamente ao longo de 05 anos no setor Jardim Taquari, em parceria com as organizações alemãs Kindernothilfe (KNH) e Misereor. Ao todo, serão atendidas cerca de quatro mil pessoas, entre elas crianças, adolescentes, famílias, lideranças, professores/as e demais trabalhadores das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e direitos humanos.

Após esses cinco anos e com a execução de 26 atividades, a rota da mudança estará completa, essa que cujo propósito é estruturar um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e funcionando no setor Jardim Taquari em Palmas.

Para conhecer mais esse e outros projetos, acesse o menu “Institucional/Projetos Vigentes”.

 

Faça sua inscrição: https://forms.gle/4yFhSRiQx3hjDGuQ8