Sexta, 21 Julho 2023

Cedeca divulga vagas para 2ª turma do curso Protagonismo Juvenil

Cedeca divulga vagas para 2ª turma do curso Protagonismo Juvenil

Visando dar continuidade a promoção do direito à participação e a autoproteção de meninos e meninas, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, anuncia 2ª turma do curso Protagonismo Político e Cultural. Serão 40 vagas com bolsa-auxílio mensal de R$ 70,00, ofertadas para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, residentes do setor Taquari. As inscrições serão presenciais, entre os dias 10 e 12 de agosto, das 15h às 18h, na Pastoral Santa Dulce dos Pobres.

Ao explicar sobre a iniciativa de facilitar o conhecimento e acesso das crianças e adolescentes aos seus direitos fundamentais, uma das responsáveis pelo planejamento e educadora do curso, Bárbara Xavier, conta que os primeiros encontros foram bastantes produtivos e desafiadores, e que sua expectativa para a próxima turma é bastante alta.

“Através do Cedeca, queremos contribuir para o fortalecimento das vozes de mais crianças e adolescentes do Taquari, de uma forma que eles e elas vejam como são importantes e potentes para a luta por seus direitos”, expõe.

O adolescente Luis Henrique Nunes, participante da 1ª turma do curso Protagonismo Político e Cultural, relata que a experiência dos encontros foram bastante positivas e que foi momento em que se sentiu acolhido.

“O curso foi ótimo para mim. Fiz amizades que agora considero como parte da minha família. Gostei bastante dos lanches, brincadeiras e atividades que fizemos. Acho que os adolescentes que fizerem parte dessa nova turma irão amar os encontros”, afirma.

Essa é uma das atividades que compõem o programa CUIDAR, desenvolvido em parceria com Kindernothilfe (KNH) e MISEREOR. A inscrição será realizada na Pastoral Santa Dulce dos Pobres (T-31, R. LO 13, conj 26, lote 12 - Jardim Taquari, Palmas) nos dias 10, 11 e 12 de agosto, das 15h às 18h. Antes, é necessário fazer uma pré-inscrição e fornecer as informações para contato, através do edital, que também constam as documentações solicitadas para matrícula presencial. 

Programa CUIDAR
O programa CUIDAR é formado por dois projetos: Rede de Cuidado e Educar para Transformar, que serão executados simultaneamente ao longo de 05 anos no setor Jardim Taquari, em parceria com as organizações alemãs Kindernothilfe (KNH) e Misereor. Durante as atividades eexecutadas serão atendidas cerca de quatro mil pessoas, entre elas crianças, adolescentes, famílias, lideranças, professores/as e demais trabalhadores das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e direitos humanos.

Após esses cinco anos, com a rota da mudança completa, o propósito é estruturar um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e funcionando no setor Jardim Taquari em Palmas.

Para conhecer mais esse e outros projetos, acesse o menu “Institucional/Projetos Vigentes”.

Faça sua pré-inscrição: https://forms.gle/5xYiEccrzgU344f96