Segunda, 16 Outubro 2023

Cedeca certifica 69 adolescentes e jovens para o primeiro emprego

Cedeca certifica 69 adolescentes e jovens para o primeiro emprego

Em 11 de outubro, 69 adolescentes e jovens do município de Tocantínia/TO concluíram os cursos de qualificação profissional em Informática Básica e Assistente Administrativo, desenvolvidos por meio do projeto Esperançar, pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, em parceria com o SENAC, a Secretaria de Estado da Educação e a Paróquia São Sebastião de Tocantínia. O projeto tem como objetivo incentivar a autonomia financeira, social e política para o desenvolvimento pessoal, social e econômico.

Questionado sobre a formação, Jacinto Brito, adolescente de 16 anos e aluno do curso de Assistente Administrativo, conta que reconhece a importância do projeto Esperançar ao promover educação e conhecimento adicionais para os jovens e adolescentes do município. Além do fato de proporcionar o desenvolvimento de habilidades essenciais que podem ajudar os alunos a construir um futuro melhor para si mesmos e suas comunidades.

"Antes do projeto, não havia investimento em políticas públicas em nossa cidade, principalmente para os adolescentes. Sinto-me muito grato à equipe do CEDECA e do SENAC por esta oportunidade de autoconhecimento e experiência para cada um dos adolescentes de nosso município que foram certificados", relata.

IMG 4169 compressed

Em discurso, adolescente destaca a falta de política públicas do município, referente a educação e profissionalização para jovens e adolescentes. (Foto: Reprodução/CEDECATO)

A adolescente Nathália dos Santos, de 17 anos, aluna do curso de Informática Básica, complementa que toda a equipe envolvida foi bastante atenciosa e preocupou-se com cada detalhe na forma como o conteúdo era apresentado para os alunos.

"Sem o curso, eu não tinha noção de como usar programas de computador, como o Word e o Excel. Com o curso, juntamente com a dedicação da equipe, eu aprendi a usar esses programas e desenvolver habilidades de raciocínio lógico e resolução de problemas. Acredito que essa foi uma experiência muito enriquecedora que me proporcionou conhecimentos úteis para o resto da minha vida", finaliza.

IMG 4161 compressedAo representar a turma de Informática básica, adolescente agradece o reconhecimento e a oportunidade proporcionada pelo projeto. (Foto: Reprodução/CEDECATO)

Mônica Brito, Secretária Executiva do CEDECA e idealizadora do projeto Esperançar, afirma que essa atividade foi uma iniciativa feita em conjunto com a Igreja Católica de Tocantínia, visando a autonomia financeira e o protagonismo juvenil no território.

"Somos uma organização não governamental que defende os direitos das crianças e adolescentes, e Tocantínia sempre esteve em nosso radar. Este projeto, Esperançar, foi idealizado pelo significado do seu próprio nome, de se levantar, sair e promover o protagonismo e a autonomia. Esta cerimônia foi um sonho do CEDECA realizado, diante da defesa desses meninos e meninas, que passaram três meses estudando, com afinco, para atingir esse objetivo. Agora eles estão certificados, com a oportunidade de se postularem a qualquer emprego, seja em outros municípios, na capital ou em centros maiores", finaliza.

IMG 4329 compressed

Evento foi momento de celebração entre organizações, alunos e convidados. (Foto: Reprodução/CEDECATO)

O projeto Esperançar visa promover a formação de adolescentes do município de Tocantínia/TO, bem como de suas famílias, incentivando a autonomia financeira, social e política para o desenvolvimento pessoal, social e econômico. Durante os três meses de formação nos cursos de Informática Básica e Assistente Administrativo, 60 adolescentes de 16 a 18 anos foram selecionados para receber uma bolsa-auxílio mensal de R$ 100,00, como apoio à permanência.

Essa é uma atividade desenvolvida pelo Cedeca Glória de Ivone, em parceria com a Paróquia São Sebastião - Tocantínia/TO, Secretária de Estado da Educação e o SENAC.