Segunda, 13 Novembro 2023

CEDECA e CEDCA realiza Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual

CEDECA e CEDCA realiza Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual

Com o objetivo de fortalecer à política pública e empoderar os/as trabalhadores que atuam diretamente com sobreviventes de violência nas áreas de saúde, educação, segurança pública, assistência social e sistema de justiça, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDECA Glória de Ivone e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA realizará um Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento acontecerá nos dias 12 e 13 de dezembro no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Durante os dois dias de formação, os participantes terão a oportunidade de aprofundar compreensão sobre a violência sexual, identificar sinais de abuso e aprimorar técnicas de intervenção. A Secretária Executiva do CEDECA, Mônica Brito, explica que o evento terá um recorte de raça, gênero e corte geracional.

“A proposta do seminário é treinar os/as trabalhadores/as para que reconheçam todos os tipos de violência, compreendam suas manifestações e saibam encaminhar adequadamente. Com esse olhar cuidadoso, será feito metade do caminho para resolver os problemas enfrentados por crianças e adolescentes, vítimas de violência”, relata.

Além de fortalecer a capacidade desses profissionais para desempenhar suas funções com eficácia, o evento visa estimular a destinação orçamentária para garantir a formação continuada e permanente de todos os trabalhadores envolvidos nas políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente.

“Esperamos que o resultado seja a capacidade dos estados e municípios de construir suas próprias políticas locais de enfrentamento à violência, incluindo políticas próprias de formação. Que não só a sociedade civil oferte esses cursos, mas que sejam parte de políticas integradas ao orçamento público, voltadas para a capacitação permanente dos trabalhadores que lidam diretamente com crianças e adolescentes sobreviventes de violência”, complementa Mônica Brito.

Os/as trabalhadores/as interessados/as em participar do Seminário de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes podem se inscrever através do formulário até o dia 08 de dezembro. O evento é gratuito e faz parte do programa CUIDAR, que busca estabelecer um Sistema Local de Proteção contra a Violência Sexual, acessível e efetivo, na região do Jardim Taquari.

Após o seminário, serão emitidos certificados de 16 horas de participação para todos os inscritos, reconhecendo o compromisso com a proteção das crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade.

Para mais informações, entre em contato com:
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone/WhatsApp: (63) 99932-2007
Instagram/Direct: @cedecato

Programa CUIDAR
A atividade faz parte do programa CUIDAR - formado por dois projetos: Rede de Cuidado - apoiado por KNH - e Educar para Transformar - apoiado por Misereror -, que serão executados simultaneamente ao longo de 05 anos no setor Jardim Taquari, em parceria com as organizações alemãs Kindernothilfe (KNH) e Misereor. Após esses cinco anos, o projeto tem o proposito de estruturar um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e funcionando no território.

Para além da reivindicação do sistema de proteção local, as atividades voltadas para o projeto serão executadas a partir de vários objetivos específicos. Sendo eles, a promoção de ações para garantir que famílias, lideranças comunitárias e professores atuem em conjunto na prevenção contra a violência sexual infantojuvenil no Setor Taquari, e também, na implementação de um ambiente onde crianças e adolescentes se autoprotegem e reivindicam seus direitos.

A iniciativa é um desdobramento do Projeto de Análise Situacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (ASDCA), concluído no ano de 2022. No estudo, o Cedeca averiguou a incidência da violência sexual infantojuvenil na região, analisando também as informações que a população adulta e adolescente tinha sobre o assunto.