Sexta, 17 Novembro 2023

Cedeca apoia a Brigada Xerente de Tocantínia com equipamentos

Cedeca apoia a Brigada Xerente de Tocantínia com equipamentos

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone participou, na última quinta-feira, da entrega de equipamentos administrativos e de combate à Brigada Feminina do povo Xerente de Tocantínia. A ação ocorreu na sede da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e contou com o apoio da Secretária de Estado, Narubia Werreria, e da Deputada Estadual, Cláudia Lelis.

Através dos equipamentos fornecidos pela emenda parlamentar da deputada estadual, como capacetes, óculos de proteção, sopradores e estojo médico, o Cedeca contribuiu para o gerenciamento, oferecendo suporte nas despesas administrativas, contábeis, financeiras, relatórios e prestação de contas.

Ana Shelley Xerente, representante da brigada feminina, afirmou que todas se sentem gratas pelos equipamentos e pelo reconhecimento de que essa atividade e profissão não são exclusivas de homens ou mulheres.

“Nossa brigada faz tudo que o homem pode fazer. Temos pessoas em nossa brigada que se destacam no combate e adoram ir para o fogo. Com muita luta e sacrifício, estamos rompendo barreiras e inspirando outras pessoas e outras aldeias a terem essa oportunidade. Nosso coração se alegra muito com esse apoio, com esses equipamentos”, declarou.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 17 às 09.16.34 fd6523e3

Além do combate ao fogo, o foco principal da brigada é a educação ambiental, repassada por meio de visitas às aldeias e diálogos com anciãos, mulheres e crianças. Dentro das 108 aldeias, mais de 60 receberam essa ação sustentável voltada para a conservação do meio ambiente e a formação de cidadãos conscientes.

Comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), mudanças climáticas e a equidade de gênero, Mônica Brito, secretária executiva do Cedeca, expressou orgulho ao testemunhar as brigadistas implementando novas práticas de manejo ambiental e promovendo a conexão entre humanidade e terra.

“Escutando a todos durante essa entrega, lembrei-me de Ailton Krenac, ativista indígena, falando sobre a importância dessa conexão entre humanidade e terra. Vejo que essas mulheres, por meio da prevenção e educação ambiental, estão adiando o fim do mundo e empurrando o céu para cima, como Krenac também menciona”, conclui.

A entrega também contou com a presença de outras mulheres brigadistas da etnia Xerente e do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis.