Quarta, 27 Março 2024

Adolescentes do Taquari assumem do CPA CEDECA

Adolescentes do Taquari assumem do CPA CEDECA

O CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) Glória de Ivone, realizou nessa última terça-feira (26), a posse de novos/as membros/as selecionados/as para integrar o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA). O papel do comitê irá acompanhar à organização até o ano de 2027 e será responsável por fazer o acompanhamento, monitoramento e avaliação das atividades da organização, principalmente aquelas voltadas ao programa CUIDAR, que visa estruturar um sistema de proteção social no território.

Os/as membros/as do CPA foram selecionados por seu compromisso demonstrado com a defesa dos direitos infantojuvenis e seu desejo de fazer a diferença em suas comunidades. A cerimônia de posse marca o início de uma jornada de militância significativa que agora têm a oportunidade de influenciar diretamente as políticas e programas que afetam suas vidas e as vidas dos que residem no território.

A Samara Batista, de 12 anos, uma das/os 04 adolescentes que integram o comitê conta que sua história com CEDECA começou em 2023 durante o curso Protagonismo Político e Cultural, atividade que compõe o programa CUIDAR e é voltada na formação de crianças e adolescentes para qualificar suas vozes na luta por seus direitos e autoproteção. Antes tímida, Samara lembra que essa experiência pôde contribuir para seu conhecimento e relação com as pessoas da comunidade. “Durante essa trajetória, eu aprendi muitas coisas sobre meus direitos da criança e do adolescente”, relata.

Além da posse dos membros do CPA, a terça-feira foi marcada por uma série de eventos importantes no CEDECA, incluindo uma formação para a equipe da organização, com foco na missão, valores e políticas de proteção. A Assembleia Geral Extraordinária também proporcionou um espaço para o diálogo sobre as decisões tomadas nas assembleias anteriores, fortalecendo ainda mais o compromisso do CEDECA com a participação democrática e inclusiva.

 

PROGRAMA CUIDAR
O programa CUIDAR é formado por dois projetos: Rede de Cuidado e Educar para Transformar, que serão executados simultaneamente ao longo de 05 anos no setor Jardim Taquari, em parceria com as organizações alemãs Kindernothilfe (KNH) e Misereor. Durante as atividades executadas serão atendidas cerca de quatro mil pessoas, entre elas crianças, adolescentes, famílias, lideranças, professores/as e demais trabalhadores das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança e direitos humanos.

Após esses cinco anos, com a rota da mudança completa, o propósito é estruturar um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, estabelecido e funcionando no setor Jardim Taquari em Palmas.

Para conhecer mais esse e outros projetos, acesse o menu “Institucional/Projetos Vigentes”.