CEDECA é eleito para o Conselho de Segurança Pública do Tocantins
Na última terça-feira, 17, o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) foi eleito para integrar o Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO) para o biênio 2024/2026. A eleição ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICCE), em Palmas, reunindo diversas entidades de segurança pública e organizações da sociedade civil.
Conduzida pelo secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, a eleição destacou o Cedeca Glória de Ivone, reconhecido por sua atuação na defesa dos direitos de crianças e adolescentes no estado. Representado por Mônica Brito, secretária executiva, e Francisca Benigno, assistente social, o Cedeca apresentou propostas que reforçam seu compromisso com a construção de políticas públicas para garantir a segurança e proteção da infância e adolescência.
Mônica Brito destacou a importância de uma abordagem integrada e preventiva no enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes, propondo maior articulação entre o sistema de segurança pública e as redes de proteção social. “Nosso foco será sobre a questão dos crimes cometidos contra a criança e adolescente, organização dos serviços ofertados e a agilização do sistema de responsabilização”, explica.
Com a eleição, o Cedeca Glória de Ivone assumirá um papel consultivo dentro do Conesp/TO, contribuindo para a formulação de diretrizes e estratégias voltadas para a segurança pública, com foco na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “É muito significativo compor mais um conselho, sobretudo porque é um conselho que trabalha a segurança pública, um tema estratégico e que é demanda de todos os territórios”, conclui a secretária executiva.
A posse dos novos membros do Conesp/TO está marcada para o dia 20 de novembro, em uma cerimônia oficial, e o resultado final da eleição será publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins no dia 1º de outubro.
Com esta conquista, o Cedeca Glória de Ivone se torna ativo em 14 espaços, dentre conselhos, fóruns e outros espaços da sociedade civil, sendo eles: Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Movimento Estadual dos Direitos Humanos; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA/PALMAS; Rede Nacional Primeira Infância; Comitê Nacional de Participação de Adolescentes - CONANDA; Comitê Estadual do SIPIA; Comitê Estadual de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunha de Violência; Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunha de Violência; Comissão Estadual de Combate e Prevenção à Tortura; ANCED; Comitê Estadual da Primeira Infância; e Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO).