Sexta, 21 Mai 2010

Mobilização incentiva a denúncia

Mobilização incentiva a denúncia

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado ontem, foram realizadas mobilizações em alguns municípios do Estado com intuito de sensibilizar a sociedade. O movimento também teve como objetivo o incentivo à denúncia dos casos de abuso e exploração de crianças e adolescentes. Em Palmas, foram realizadas as “Paradas de Proteção” em alguns pontos da Capital. A equipe do Centro de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - “Glória de Ivone” (Cedeca-TO) e integrantes da Rede de Adolescentes Protagonistas de Palmas realizaram uma manifestação durante a manhã, na Avenida JK, em frente ao Banco do Brasil.

“O movimento é para mobilizar a comunidade na luta contra a violência contra crianças e adolescentes, focando a exploração e abuso sexual”, disse a coordenadora do Cedeca-TO, Mônica Brito. Algumas cruzes brancas foram colocadas no canteiro que divide a JK, representando as mortes de crianças e adolescentes ao longo dos 21 anos de Estado. A coordenadora explicou que serão realizadas atividades abordando a temática, que seguirão até o dia 24 deste mês.

Ainda para chamar a atenção da população contra a violência infanto-juvenil, foram realizadas, com auxílio de carros de som, apresentação teatral, panfletagem e brincadeiras. A universitária Jacqueline Pires, de 22 anos, que passava pelo local e foi abordada por umas das voluntárias do Cedeca-TO disse que a violência sexual contra crianças e adolescentes é um problema de todos. “É denunciando que conseguiremos viver em paz algum dia”, declarou.

Inauguração
Na manhã de ontem, como parte da programação de mobilização alusiva ao dia 18 de maio, foi inaugurada a brinquedoteca do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Palmas. O espaço é destinado às crianças que acompanham aqueles pais que procuram atendimento no órgão.