Sexta, 21 Mai 2010

Festa e parada de proteção encerram o dia

A comemoração dos três anos de fundação do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente “Glória de Ivone” (Cedeca-TO) e a parada de proteção na feira coberta da 304 Sul encerraram a programação do dia 18 de maio, promovido pela rede de proteção, composta por órgãos de proteção à criança e ao adolescente alusivo ao Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Palmas.

A coordenadora do Cedeca-TO, Simone Brito, e também uma das fundadoras comemorou as conquistas realizadas desde a fundação da organização em 18 de Maio de 2007. “Temos grandes conquistas, como a criação das redes de proteção, observatório da proteção integral que monitorou o plano de enfrentamento da violência infantil e a implantação da ação inovadora Tecendo a paz, realizada dentro das escolas.”

De acordo com a presidente da Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares (ATCT), Julane Marise Gomes da Silva, o Cedeca-TO foi uma grande conquista para a sociedade. “Antes não tínhamos uma instituição que realizava essa linha de defesa com propostas de políticas de atendimento à criança e ao adolescente no Tocantins.”

A festa contou com a participação dos adolescentes que são voluntários dos trabalhos realizados dentro das escolas pelo Cedeca, representantes de órgãos estaduais e voluntários. O evento mostrou vídeos retratando as ações realizadas nesses três anos.

Parada
Na Feira da 304 Sul, a mobilização contou com faixas, panfletagem, blitz educativa, apresentações culturais e depoimentos sobre o combate e a importância da sociedade denunciar os abusos contra à criança e ao adolescente.

De acordo com a gerente de média complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Trabalho e Emprego de Palmas, Otília Paiva Nunes, as denúncias de violência têm aumentado. “Mas o número ainda é muito tímido. A maioria dos agressores estão impunes por falta de denúncias.”

Fonte: Jornal do Tocantins