Sexta, 20 Junho 2014

Cedeca participa de de encontro de formação com estudantes

Cedeca participa de de encontro de formação com estudantes

O Cedeca Glória de Ivone – CEDECA/TO, participou nos dias 16,17 e 18 de junho de Encontro de Formação, realizado pelo Colégio Marista de Palmas. O encontro teve como objetivo divulgar e discutir os direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (lei 80.69/90). O encontro reuniu cerca de 70 alunos entre meninos e meninas os quais fizeram indagações e questionamentos que foram esclarecidos nesta ocasião.

A representante do Cedeca, a assistente social Laidylaura Araújo, facilitadora da formação, discorreu sobre os direitos à vida e à saúde, educação, direito à liberdade, ao respeito e à dignidade e sobre o direito à participação. A abordagem foi realizada fazendo referencia a temas importantes como trabalho infantil, ato infracional - com foco nas medidas socioeducativas e a atuação do conselho tutelar. Os assuntos foram levantados a partir das perguntas dos participantes, e foram de extrema importância para o debate uma vez que proporcionou um momento de esclarecimentos e quebra de paradigmas, tendo em vista que estas temáticas trazem diversas interpretações muita das vezes equivocadas.

A assistente social Laidylaura avalia o encontro como positivo, pois possibilitou a escuta dos meninos e meninas e o esclarecimento de dúvidas e acima de tudo possibilitou a quebra alguns mitos sobre o ECA. É preciso que as escolas em geral, trabalhem o Estatuto de forma contínua e com maior eficácia, como um tema transversal, abordando temáticas fundamentais para o desenvolvimento sadio de crianças e adolescentes, como por exemplo direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, afetividade e sexualidade, fazendo isso as escolas estarão assegurando efetivamente os direitos humanos de crianças e adolescentes.