Terça, 29 Julho 2014

Cedeca participa da XVIII Assembleia Geral da Anced/DCI Brasil

Cedeca participa da XVIII Assembleia Geral da Anced/DCI Brasil

O Cedeca Glória de Ivone (TO) participa da XVIII Assembleia Geral Ordinária da Anced - Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho, em Brasília.

"Esta Assembleia é de suma importância para o movimento nacional de direitos da criança e adolescentes, pois é um momento em que o Coletivo Cedecas/Anced se reúne para discutir avanços e desafios da Organização. Além disso, é uma oportunidade para discutirmos e pensarmos em estratégias de incidência política para a defesa intransigente dos direitos humanos de crianças e adolescente", destaca a assistente social Laidylaura Araújo, que representa o Cedeca Glória de Ivone (TO) na Assembleia.

Com uma programação intensa de atividades e debates, a Assembleia iniciou na segunda-feira, 28, com análise de conjuntura dos direitos humanos da criança e adolescente na região latino-americana e no Brasil, e uma apresentação do estudo sobre as políticas públicas no contexto da Copa do Mundo. A mesa de abertura contou com a participação de Juan Fumeiro, vice-presidente do Movimento DNI Américas que falou do contexto internacional.

À tarde houve uma discussão sobre alteração do estatuto e outras questões institucionais, como proposta de mudança de logo da Organização. A coordenação colegiada, formada pelos Cedecas TO, RO e RJ, apresentou o Relatório de Atividades 2013 da Anced/DCI Brasil.

Ainda no primeiro dia da Assembleia, foi realizada mais uma mesa de discussão com uma análise da conjuntura dos Centros de Defesa no Brasil. À noite, a Coordenação Colegiada promoveu um diálogo sobre representações políticas da Anced/DCI Brasil no cenário nacional e internacional, entre estes Renade, Conanda, Redlamyc, Fórum DCA, Plataforma Dhesca e Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual.

Segundo dia

Na terça-feira, 29, os participantes da Assembleia aprovaram o Relatório Financeiro da organização e em seguida participaram da Oficina sobre Metodologia de Proteção Jurídico Social da Renade – Rede Nacional de Defesa do Adolescente em Conflito com a Lei, facilitada pela consultora Léia Tatiana Foscarini.

A Assembleia realizada no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília, finaliza na quarta-feira, 30, com a elaboração do Plano Trienal da Anced/DCI Brasil.

Anced/DCI Brasil

A Anced/Seção DCI Brasil existe há 20 anos e está presente em 16 estados e no Distrito Federal no Brasil, a partir da ação desenvolvida pelos 31 Centros de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECAs filiados, que unificam-se pela missão de proteção jurídico-social de direitos humanos de crianças e adolescentes.