Terça, 09 Setembro 2014

Cedeca promove em Palmas colóquio sobre violência sexual

Cedeca promove em Palmas colóquio sobre violência sexual

O enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes será amplamente discutido no Estado nos próximos dias 10 e 11, no Colégio Marista, em Palmas, durante eventos realizados pelo Centro de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes – CEDECA/TO. No dia 10, acontecerá o Encontro de Conselhos de Direito e Tutelares; no dia 11 o Colóquio sobre Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Revisão do Plano Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Colóquio contará com a presença da integrante do CEDECA/DF e do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual, Perla Ribeiro, que fará explanações sobre o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, como forma de contribuir com a revisão do Plano Estadual.

A integrante da Secretaria Executiva Colegiada do CEDECA/TO, Simone Brito, fala da importância do evento: “Trata-se de um momento de debate e incidência acerca da política pública que assegure os direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes, que requer o compromisso da sociedade e do poder público, inclusive na garantia de orçamento, para que o plano estadual possa sair do papel e influenciar de forma decisiva na trajetória de violação aos direitos humanos de meninos e meninas tocantinenses”.

De acordo com o Mapa da Violência em levantamento realizado pelo Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente/CEDECA/TO, entre os anos de 2010 e 2011, 264 crianças e adolescentes se encontravam em situação de violência no Tocantins, os dados são do CAOP da Infância e Juventude - Ministério Público do Estado do Tocantins, sendo que a cidade de Palmas possui um dos maiores índices de denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Estado. No ano de 2011 foram registrados 115 casos de violência sexual contra a infância e adolescência, sendo desses, 76 de abuso sexual e 39 de exploração sexual.

Os eventos irão acontecer no âmbito do Projeto Farol, patrocinado pela Petrobras, e contará com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA e o Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente- Fórum DCA/TO. O projeto Farol tem abrangência estadual compreendendo seis cidades as quais registraram números expressivos de violência sexual, a saber: Guaraí, Lajeado, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional, e Tocantínia.

As ações do Projeto Farol compreendem os níveis de prevenção primária, secundária e terciária, no sentido de traçar estratégias competentes e fundamentadas para o enfrentamento a essa ação violadora dos direitos sexuais de crianças e adolescentes nos municípios envolvidos, de forma que possam reverberar na efetivação de política estadual que assegure de forma prioritária o desenvolvimento saudável e protegido da infância e adolescência.

Mais sobre o CEDECA Glória de Ivone

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone - CEDECA/TO é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com área de abrangência em todo o território estadual, com sede na capital Palmas. Tem como missão defender os direitos humanos de crianças e adolescentes, especialmente quando violados pela ação ou omissão do Poder Público, da família e da sociedade, assegurando-lhes a promoção, a proteção e a defesa.