Quinta, 13 Novembro 2014

Cedeca abre 420 vagas para oficinas com adolescentes

Cedeca abre 420 vagas para oficinas com adolescentes

O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone – CEDECA/TO, inicia hoje o período de inscrições para as oficinas de Direito à Participação, Educomunicação e Teatro.

As vagas são destinadas a adolescentes de 13 à 17 anos, estudantes da rede municipal ou estadual dos municípios de abrangência do Projeto Farol. Ao todo o CEDECA/TO está ofertando 420 vagas divididas em 6 cidades do estado do Tocantins, sendo elas: Guaraí, Lajeado, Palmas, Pedro Afonso, Porto Nacional e Tocantínia.

Estas oficinas terão como produto os Planos de Ação Protagônicas, que consistem em propostas feitas pelos adolescentes para enfrentarem problemas identificados no dia a dia. Os planos de ação serão uma forma de intervenção dos/as adolescentes em situações de violação de direitos a que estão vulneráveis no âmbito da escola e da comunidade.

Simone Brito, integrante da secretaria executiva do CEDECA Glória de Ivone, afirma que as oficinas materializam as demandas de meninos e meninas do Tocantins: “A metodologia utilizada pelo Cedeca/TO, tem como objetivo propiciar espaços democráticos para o exercício das diversas formas de expressar o direito à participação", afirmou.

Com patrocínio da Petrobrás, as ações do Projeto Farol contemplam ainda a construção de colóquios, planos municipais de enfrentamento da violência sexual e a elaboração do Protocolo de unificação do atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência e exploração sexual.