Segunda, 12 Setembro 2011

Em Palmas, 194 adolescentes apreendidos no fim de semana

Operação Responsabilidade atuou em vários pontos da Capital; participaram PM, Vara da infância e conselho tutelar

Aline Sêne

Em dois dias da operação Responsabilidade, foram apreendidos 194 adolescentes, quatro veículos detidos e 24 autuados, oito motos apreendidas e 45 autuadas, uma habilitação de motorista retida e um acidente de trânsito com vítima. A operação é realizada pela Vara da Infância e Juventude, juntamente com os membros do Conselho Tutelar responsável pela região, com os apoios do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e Polícia Civil. O fechamento da segunda etapa da operação Responsabilidade ocorreu no domingo à noite no distrito de Taquaruçu.
"Essa operação tem objetivo de fazer abordagens nos pontos críticos da Capital, onde crianças e adolescentes estão em situação de risco, com ocorrências de violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", explicou o agente do juizado Jorlan Marques de Castro. Ele detalhou que os menores apreendidos nas ações são encaminhados ao Conselho Tutelar onde são identificados e têm os pais ou responsáveis chamados. "Nos casos em que os pais não possuem carro, temos estrutura com veículo para trazê-los para conversarmos e assinar o Termo de Responsabilidade pelo adolescente", informou. Conforme Castro, essas ações continuarão na Capital por tempo indeterminado. Mas os locais não foram divulgados por estarem em sigilo.
O comandante do 6º BPM, tenente coronel Felizardo Ramos dos Santos, afirmou que a operação tem sido bem recebida pela comunidade, que alguns pais agradecem por encontrarem seus filhos, além de ser uma repressão ao consumo do álcool por menores de 18 anos. "Essa ação conjunta permite uma atuação diferenciada, pois a abordagem ao menor é feita pelos conselheiros tutelares, aqui o nosso papel é garantir a integridade e segurança da ação", disse. A PM na operação também tem o intuito de coibir o tráfico de entorpecentes, porte ilegal de armas de fogo, realizar abordagens a veículos e a pessoas suspeitas.

Taquaruçu

A ação dividiu os moradores que estavam presentes em Taquaruçu. As abordagens ocorreram na Praça Joaquim Maracaípe, onde funcionam os bares e veículos com som automotivo, local da maior concentração de jovens. "Taquaruçu não é o mesmo, jovens fumam crack na praça, muitos casos de vandalismo. Eu tenho uma filha e não quero isso para ela e ninguém", avaliou Roberto de Oliveira, 38 anos, funcionário público. "A abordagem da polícia é muito brusca. É preciso ter mais educação. Levar as crianças não é certo, é preciso orientar os pais", criticou Carmina Lopes da Silva, 65 anos, professora aposentada.
Em conjunto com ação de apreensão dos menores em situação de risco e ingerindo bebida alcoólica, a PM realizou uma blitz na TO-030, próximo a Taquaralto, para detectar motoristas com sinais de embriaguez e outras irregularidades.

Entenda

Início
A operação Responsabilidade iniciou no último fim de semana de agosto, na Praia da Graciosa, com a apreensão de mais de 50 adolescentes no Mega Point. Nesta segunda ação, no sábado, os locais abordados foram Antharas Eventos, Bar do Marcelo, no Aureny III; Vaca Preta Music, no Aureny IV, e região; e no domingo, em Taquaruçu. ▩

Fonte: Jornal do Tocantins