Quinta, 26 Março 2015

Com prêmio de Melhor Filme 2014, Sem Pena será exibido em Palmas

Com prêmio de Melhor Filme 2014, Sem Pena será exibido em Palmas

Com o objetivo de contribuir para uma formação crítica e política a respeito de temas que envolvem o cotidiano da sociedade, o Cedeca - Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente Glória de Ivone inicia na segunda-feira, 30, às 19h, o cineclube TransgreCine, em Palmas.
A estreia do TransgreCine será realizada na sede da organização, com a exibição do filme Sem Pena, documentário brasileiro que retrata o sistema prisional no país. Membro da coordenação colegiada do Cedeca, Mônica Brito, considera que a proposta do cineclube é provocar uma mudança de pensamento sobre o modelo de crescimento econômico que tem violado direitos humanos de crianças e adolescentes.
"Com base em sua missão política institucional, o Cedeca vem tencionando a sociedade para uma análise profunda e qualificada sobre o paralelo entre sistema prisional e a volúpia punitiva de parte da sociedade brasileira. Essa, que insistem em dar respostas politiqueiras a pauta da segurança pública, como a redução da maioridade penal", pontua Mônica.
Premiado como Melhor Filme Júri Popular, no 47º Festival de Cinema de Brasília, em 2014, o documentário mostra os conflitos decorrentes do processo penal na vida familiar e social de pessoas acusadas de crimes e discute a política criminal seletiva e o encarceramento abusivo que contribuem para o aumento da violência, acentuando o ciclo “cadeia‐rua‐cadeia”.

Sem Pena
A partir de depoimentos de pessoas que foram presas ou processadas e também de especialistas, o filme Sem Pena aborda temas como falta de acesso à justiça, entraves na execução das penas privativas de liberdade, as dificuldades enfrentadas pelo egresso, a ausência de infraestrutura na prisão, o fortalecimento do crime organizado dentro e fora das prisões e as frequentes violações aos direitos humanos.

Sistema Prisional Brasileiro
O Brasil já é a terceira maior população carcerária do mundo, ficando atrás apenas, dos Estados Unidos e China. Quase um terço desses presos ainda não foram sequer condenados. Em razão do alto índice da criminalidade, é comum ouvirmos que a justiça não funciona e que a impunidade reina no Brasil. O direito de defesa ainda é pouco compreendido por nossa sociedade e muitas vezes é visto como um aliado da impunidade e não como uma garantia constitucional que existe para proteger o cidadão do poder opressivo estatal

Ficha Técnica
Documentário, longa‐metragem, 87min, cor, 2014
Direção: Eugenio Puppo
Produção: Heco Produções
Distribuição: Espaço Filmes
Codistribuição: Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Heco Produções

Serviço
Exibição Filme Sem Pena
Data: 30/03 (Segunda-feira)
Horário: 19 horas
Local: Cedeca Glória de Ivone – 206 Sul, Al. 6, Lote 22, Palmas - TO

+ Trailler do Filme: https://www.youtube.com/watch?v=C60587HKj34

Crédito Foto: Arquivo Sem Pena