Observatório

O Observatório dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - ODHCA foi desenvolvido em 2010 por iniciativa do Cedeca Glória de Ivone. Constitui-se numa plataforma de trabalho para o desenvolvimento de diagnósticos situacionais, estudos e pesquisas, bem como a disseminação de conhecimento no campo dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

Objetivo

Produzir, concentrar e disseminar conhecimento sobre as violações aos direitos humanos de crianças e adolescentes de modo a possibilitar a construção das políticas públicas e contribuir para a identificação de respostas que possam fomentar o debate público.

O que é?

É uma ferramenta eficaz para o ordenamento de indicadores básicos para subsidiar a realidade social, já que permite o monitoramento das políticas públicas sociais e das violações de direitos humanos do público infanto juvenil, trazendo uma perspectiva para a gestão, para o controle e para a organização da proteção Integral às crianças e adolescentes.

Linhas estratégicas de atuação do ODHCA:

  1. Controle Social de políticas públicas
    Refere-se ao acompanhamento, monitoramento e controle social de políticas públicas, especialmente dos Planos Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes; Plano Estadual Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, Plano pela Primeira Infância, Plano Estadual de Proteção, Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes a Convivência Familiar e Comunitária.
  2. Produção e difusão do conhecimento
    A produção e difusão do conhecimento se dá por meio da realização de pesquisas setoriais e diagnósticos da realidade, realização de estudos e pesquisas dos indicadores sociais – saúde, educação, assistência social, violência sexual, trabalho infantil, produção legislativa, segurança, direitos humanos – bem como dos seus referidos gastos, no âmbito das políticas públicas estaduais.
    Além disso, a partir de estudos e pesquisas o Observatório promove debates na sociedade sobre as violações de direitos de crianças e adolescentes tocantinenses, sobretudo, garantindo o direito a participação e o protagonismo.

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.