Projeto: Jóia do Cerrado

Local: Palmas/ TO

Período: 2011/2012

Difundir valores éticos e um imaginário saudável nas nossas crianças e adolescentes através da música é a aspiração da obra didática “Jóia do Cerrado” otimizando a valorização da família, dos valores sociais e temas ambientais. O projeto visa uma maneira de preservação de valores culturais, artísticos, familiares e ambientais disseminando idéias positivas de respeito ao meio-ambiente, de convivência social e civismo, afirmando os valores da escola e da família, complementando a formação individual, social, comunicação e inclusão social dos alunos.

A referência ao título do projeto é um trocadilho que ao mesmo tempo resgata a importância e a valorização do cerrado com toda a sua vegetação, modo de vida, habitação, povos, inclusive quilombolas e índios, cultura, música como também refere à criança e ao adolescente como jóia do cerrado fundamental para preservar toda a memória histórica e ambiental do cerrado, preservá-la é imperioso para garantirmos a continuidade da linha da vida.

O projeto Jóia do Cerrado nasceu da necessidade imperiosa do CEDECA GLÓRIA DE IVONE, organização não governamental que trabalha na linha da defesa dos direitos da criança e do adolescente juntamente com o cantor e compositor em fazer uma parceria para fomentar nas crianças e adolescentes a preservação da cultura musical, e desse modo colaborar com a redução dos elevados índices de violência nas escolas, evasão escolar, distorção idade-série, enfraquecimento dos vínculos familiares, opção por músicas apelativas e de duplo sentido. O que se percebe é uma ausência de incentivo à produção e circulação da cultura popular regional, pouco ou quase nada de interesse dos jovens por músicas educativas e de cunho regional, por fim a iniciativa foi tomada em razão do desejo de apresentar uma nova opção para os jovens de possibilidades musicais.

O projeto para além dos fatores inédito, inovador e de resgate histórico se postula como ação de responsabilidade social quando se propõe a contribuir na inclusão e a permanência com sucesso do aluno na escola.

Objetivos

  • Realizar a gravação e circulação de músicas populares regionais com disponibilização no suporte CD.
  • Realizar 5 (cinco) shows com duração de 4 horas cada, nas escolas da rede pública municipal e estadual atingindo o público de crianças e adolescentes e famílias.
  • Realizar atividades paralelas culturais, lúdicas, pedagógicas e de recreação antes do início dos shows.

Abrangência

  • Palmas, capital do Tocantins, contemplando 05 escolas públicas.

Apoio Financeiro:

  • Petrobras