Projeto: Um mundo pra chamar de seu

Local: Palmas/TO

Período: 2011 á 2014

Local: Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional, Guaraí, Tocantínia, Colinas, Fátima, Miranorte, Aliança e Barrolândia.
Período: 2011 à 2014
É o nome do projeto desenvolvido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone – CEDECA/TO, apoiado pelo UNICEF no âmbito do Programa Selo UNICEF Município Aprovado.

O Projeto Um Mundo pra Chamar de Seu é parte de um esforço conjunto do CEDECA/TO e UNICEF para mobilizar e fortalecer o direito à participação com contribuições para a formação e a participação ativa de adolescentes na família, na comunidade, na escola e no mundo do trabalho, criando espaços (oportunidades e condições) educativos para a formação integral, o desenvolvimento da pessoa, do cidadão e do futuro trabalhador, bem como incentivando e apoiando a participação autônoma, solidária e competente de adolescentes com foco no respeito a sua alteridade e seus direitos civis, econômicos, políticos, sociais.

O Projeto, que se iniciou em 2011, abrange os municípios de Palmas, Araguaína, Paraíso, Porto Nacional, Guaraí, Tocantínia, Colinas, Fátima, Miranorte, Aliança e Barrolândia.

Pressupostos metodológicos norteadores do projeto

• E um trabalho educativo e de formação politica, construído numa perspectiva dialógica e participativa, privilegiando a construção de um conhecimento crítico, ético e transformador;

• E um trabalho comprometido com a perspectiva transformadora das práticas sociais;

• Trata-se de um trabalho comprometido com o direito à informação. Todos os atores sociais participantes do Projeto possuem acesso às informações e conhecimentos produzidos;

• E um trabalho voltado para o cumprimento de normas éticas, de justiça e de igualdade social, com o sentido de contribuir para a superação de limitações e preconceitos na formação de adolescentes.

• Baseia-se na perspectiva de garantia de direitos;

• Será um trabalho potencializador da participação social. Convocar vontades, articular ações de diferentes atores sociais, somar forças e competências: o desenvolvimento do Projeto terá essas marcas em todas as suas etapas.

• E um trabalho voltado para a autonomia de todos os seus participantes, com o combate permanente a qualquer tipo de tutela;

• E um trabalho comprometido com a socialização de suas aprendizagens e resultados.

COMO SERÁ DESENVOLVIDO O PROJETO

O Projeto será executado a partir de uma estratégia formativa com três marcas centrais: formação, ação e resultados, presentes em momentos articulados, convergentes e complementares sendo:

1ª etapa: consiste em apoiar os planos de ação elaborados pelos/as adolescentes a partir das violações do seu território, bem como na realização de oficinas presenciais de educação para a participação que tem como produto os planos de ação voltados para o enfrentamento de desafios sociais reais.

2ª etapa: compreende o momento de formação de educadores, famílias e integrantes da rede de proteção à infância e adolescência para o respeito e a garantia dos direitos humanos.

3ª etapa: articula e mobiliza os/as adolescentes a participarem da Rede Estadual de Adolescentes Protagonistas.