Projeto: Um mundo pra chamar de seu II

Local: Palmas/TO

Período: 2011

Local: Tocantins
Período: Um Ano

Projeto: “Um mundo Pra Chamar de seu”

Apresentação

O projeto Um mundo pra chamar de seu tem como objetivo geral criar oportunidades, espaços e condições para a formação integral de adolescentes e o desenvolvimento da pessoa, do cidadão e do futuro trabalhador.
O Projeto tem os seguintes focos e propósitos básicos: contribuir para a formação e a participação ativa de adolescentes na família, na comunidade, na escola e no mundo do trabalho; incentivar e apoiar a participação autônoma, solidária e competente de adolescentes na família, na comunidade, na escola e no mundo do trabalho; orientar e apoiar adolescentes na construção de projetos de vida, com foco na preparação para a convivência familiar, a vida comunitária e a inserção no mundo do trabalho.

O Projeto tem abrangência Estadual, porém, os municípios alvos são aqueles integrantes da área de influência da Usina Hidrelétrica de Peixe com os seguintes municípios: Peixe, Gurupi, São Valério da Natividade, Paranã e São Salvador.

A maioria dos adolescentes tocantinenses enfrenta um quadro de profunda desigualdade e escassez de oportunidade que limita o seu desenvolvimento pessoal e social. E preciso mudar essa situação. É preciso investir e cuidar da formação integral dos adolescentes brasileiros com atenção para o desenvolvimento dos quatros pilares da educação: competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas. O Projeto Um mundo pra chamar de seu é um esforço nessa direção.

Público alvo do projeto: Adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 13 e 18 anos, com prioridade para aqueles com capacidade de articulação mobilizatória e de liderança.

Objetivos específicos do Projeto
• Identificar, selecionar e oferecer oportunidades educativas para adolescentes.
• Incentivar e apoiar a participação autônoma, solidária e competente de adolescentes na família, na comunidade, na escola e no mundo do trabalho.
• Orientar e apoiar adolescentes na construção de projetos de vida com foco na preparação para a convivência familiar, a vida comunitária, a vida escolar, na educação ambiental e na inserção no mundo do trabalho.
• Registrar e sistematizar experiências de formação e participação dos adolescentes.
• Criar condições para a socialização e disseminação das experiências e conhecimentos produzidos no processo de formação dos adolescentes.

Palmas, To 08 de fevereiro de 2011.